17/01/2007 - 8:00
Turismo em alta: cidade com 300 mil habitantes receberá 1,2 milhão de
visitantes.
Uma orquestra de 30 músicos se posiciona no centro da cidade e começa a tocar música erudita. Bem próximo dali, uma fila enorme se forma para ver o musical ?O Mágico de Oz?, a mesma megaprodução apresentada na Broadway. Shows de estrelas como Ivete Sangalo, restaurantes de alta gastronomia comandados por chefs de primeira linha, badaladas casas noturnas e um shopping com as grifes mais desejadas no mundo do luxo dividem a preferência do público. Atenção! Não se trata de uma metrópole. Tudo isso se passa no Guarujá, cidade no litoral de São Paulo com 300 mil habitantes. Os eventos, de proporções dignas dos grandes centros urbanos, estão colocando novamente a cidade no mapa dos destinos mais glamourosos do País. ?Essas iniciativas estão trazendo os turistas de maior poder aquisitivo de volta à cidade?, disse à DINHEIRO Farid Said Madi, prefeito do Guarujá. Some-se a isso um investimento de R$ 10 milhões no processo de revitalização das praias, na instalação de 34 câmeras de vídeo para monitorar a orla. A expectativa é receber 1,2 milhão de turistas ao longo do verão.
Parceria inédita: Fábio Fronterotta (à esq.), diretor da FC2, e Sérgio Waib, sócio e diretor do Boulevard Mall, que trouxeram O Mágico de Oz ao Guarujá.
O processo de revitalização do Guarujá foi puxado, é verdade, por investimentos milionários de grandes grupos. O Casa Grande Hotel Resort & Spa, hotel freqüentado pelos endinheirados paulistanos na praia da Enseada, desembolsou R$ 6 milhões para trazer badaladas casas noturnas como o Café de La Musique, cujos sócios são Ricardinho Mansur e Álvaro Garnero, e o Club Lotus. O hotel também foi o responsável pela vinda do musical ?O Mágico de Oz?. ?Queremos criar o maior centro de entretenimento do litoral paulista?, diz Manuel Tavares de Almeida, dono do Casa Grande Hotel. A iniciativa surtiu efeito. No fim do ano, o hotel, cujos pacotes custavam em média R$ 5,25 mil, registrou 100% de ocupação. Outro empreendimento que tem alcançado recordes é o Vivo Casa Grande Boulevard Mall, um shopping sazonal de quatro mil m², idealizado pelo empresário Sérgio Waib. Com uma área climatizada, ele reúne, além de um centro de compras, desfiles de moda e pocket shows. Espera-se que 360 mil pessoas circulem nos corredores do shopping durante a temporada. ?Devemos faturar 25% a mais do que no ano passado?, diz Sérgio Waib.
O requinte e as expectativas de grandes negócios não são vistos apenas no burburinho da Enseada. O recém-inaugurado Sofitel Jequitimar, do empresário Silvio Santos, um complexo na praia de Pernambuco que custou R$ 150 milhões e cuja diária mais barata é de R$ 684, puxa o desenvolvimento da região. Restaurantes e bares de primeira linha florescem ao seu redor. ?Este empreendimento resgata a notoriedade que a cidade tinha há alguns anos?, diz João Carlos Pollack, gerente do hotel. Diante de tanto glamour, o Guarujá parece estar retomando seu lugar de destaque. Talvez seja por isso que o presidente Lula tenha escolhido o local para passar suas férias.
CLUB LOTUS
Badalada boate de
São Paulo montou
uma filial no
litoral
SOFITEL JEQUITIMAR GUARUJÁ
No hotel que custou
R$ 150 milhões, a diária mais barata sai por R$ 684
REFÚGIO
PRESIDENCIAL
É na praia de Monduba
que o presidente Lula está passando suas férias