Música

 

A cantora sertaneja Paula Fernandes é a mais nova contratada da agência 9nine, que tem como sócio Ronaldo Fenômeno. A agência ficará responsável pelo relacionamento da cantora com o mercado publicitário. Trata-se de uma aquisição importante para a 9nine. Neste ano, a empresa perdeu as representações do levantador Bruninho e do skatista Pedro Barros. Além disso, o contrato com o lutador Anderson Silva deixou de ser exclusivo. 

 

26.jpg

 

 


Fast-food


Alta infidelidade

 

O Burger King da Noruega ofereceu aos seguidores da sua página no Facebook um Big Mac, do McDonald’s, de graça. Quem aceitou acabou banido da página. A debandada foi geral. Dos 38 mil clientes, apenas 8 mil permaneceram. 

 

27.jpg

 

 


Varejo


Day after da Black Friday

 

A Black Friday, tradicional liquidação americana, replicada no Brasil pela quinta vez, movimentou R$ 770 milhões neste ano, valor 217% maior do que o de 2012, segundo a E-Bit. Embora num ritmo menor, as reclamações registradas no site Reclame Aqui também aumentaram, chegando a 8,5 mil, pouco mais de 6% sobre 2012.

 

28.jpg

 

 

 

Campanha


Kombimaníacos, fui!

 

A Volkswagen preparou uma série de homenagens para a Kombi, que deixará de ser produzida nos próximos dias. A montadora vai organizar, no domingo 8, uma exposição em sua fábrica no ABC paulista, com todos os modelos da perua, desde 1957. O evento encerra uma campanha iniciada em setembro pela Volks. 

 

29.jpg

 

 

 

Copa


Procuram-se patrocinadores

 

A euforia do mercado publicitário com a Copa do Mundo de 2014 parece ter sido exagerada. Faltando cerca de seis meses para o início dos jogos, ainda há cotas de tevê disponíveis. Segundo o jornal Meio&Mensagem, a Band, a ESPN e o SporTV estão aceitando pedidos. 

 

30.jpg

 

 

 

Bate-papo


Fernando Taralli, presidente da VML

 

A agência, que foi estruturada a partir de uma divisão da Young & Rubicam, tornou-se especialista em campanhas de lançamento de marcas online, para clientes como Groupon, Dafiti e Netflix.

 

31.jpg

 

Quais são os passos mais importantes no lançamento de uma marca?

É importante fazer uma comunicação quente. Às vezes, até radioativa. Se errar a mão, é possível alterá-la rapidamente. Se a campanha for conservadora, a marca vai entrar no meio de tantas outras e vai desaparecer.

 

Como vai evoluir a presença da internet no bolo da publicidade?

A pesquisa feita pelo Projeto Intermeios mostrou que os anúncios online tiveram 5% de participação no mercado. Mas esse índice só contabiliza os resultados dos portais. Considerando os anúncios no Google e no Facebook, a fatia aumenta para 13%. As duas empresas vão adotar as métricas utilizadas pela tevê, que era tudo o que o mercado estava esperando.

 

Qual a diferença entre lançar uma empresa e trabalhar com uma marca estabelecida?

É mais interessante trabalhar com uma marca do zero. É possível saber imediatamente se a campanha está funcionando. A resposta é muito rápida.