23/04/2021 - 3:55
A Play Store não é exatamente conhecida por sua segurança, mas o Google se esforça continuamente para melhorar a situação geral. Para esse fim, a empresa já divulgou as várias metodologias que usou para combater aplicativos e desenvolvedores maliciosos em 2020, e compartilhou algumas estatísticas também.
Em 2020, mais de 100 bilhões de aplicativos instalados foram verificados pelo Play Protect diariamente. O Play Protect foi lançado em 2017 para dar aos usuários mais visibilidade sobre a segurança do Android. Com 2020 sendo um ano particularmente difícil devido ao crescimento de notícias falsas, eleições nos EUA, bem como pessoas lutando para encontrar informações confiáveis sobre Covid-19 e vacinas, o Google tomou várias medidas para garantir que os aplicativos não prejudiquem os usuários por meio de informações incorretas.
+ Senadores dos EUA questionam Apple e Google sobre domínio lojas de aplicativos
Entre eles estava o requisito de que os aplicativos que lidam com casos de uso confidenciais, como a exibição de informações sobre sites de teste Covid-19, devem atender a um alto nível de privacidade de dados do usuário e devem ser endossados pelo governo ou autoridades de saúde. Novas diretrizes foram introduzidas para aplicativos que se anunciam como “Notícias” para melhorar a transparência para os usuários da Play Store. Por fim, equipes e processos específicos foram colocados em prática para focar nas eleições nos Estados Unidos e evitar abusos relacionados por meio da Play Store.
Os algoritmos de aprendizado de máquina do Google impediram o lançamento de mais de 962.000 aplicativos na Play Store porque violavam certas políticas. Na mesma linha, 119.000 contas de desenvolvedores maliciosos e com spam receberam o banhammer.
Outras melhorias incluem a revisão de todos os aplicativos que solicitam acesso ao local em segundo plano e obrigar os desenvolvedores a fornecer benefícios ao usuário quando solicitam essas informações . Os aplicativos que não seguirem essas diretrizes serão removidos da Play Store. O Google planeja divulgar mais informações sobre esse processo em breve.
Por fim, a empresa também lançou uma nova aba na Play Store contendo aplicativos “aprovados por professores”, contendo recomendações de especialistas acadêmicos e orientadores.
O Google afirma que continuará investindo em esforços para evitar que conteúdo malicioso seja distribuído na Play Store. A empresa espera construir e manter a confiança não apenas dos usuários, mas também dos desenvolvedores. Ele observou que suas ações de fiscalização no ano passado resultaram em maior satisfação do desenvolvedor e em um número reduzido de recursos em geral.