23/03/2011 - 21:00
Batizada de I Feel Orange, a campanha, patrocinada pela Apex, terá as redes sociais como alvo. O orçamento inicial é de R$ 3 milhões, mas poderá crescer com o aporte de parceiros americanos e europeus. Segundo Lohbauer, a proposta visa revitalizar um produto cujo consumo vem caindo, em média, 1,6% ao ano. “Há dez anos, vendemos o mesmo volume e precisamos virar esse jogo”, diz. Com 85% do mercado global de suco de laranja, o Brasil exportou US$ 2 bilhões em 2010, valor que deve se manter em 2011.
Competição
Não é brinquedo, não
O setor de brinquedos comemora o aumento do custo da mão de obra na China. A ideia é que o incremento de 15% no custo de produção chinês impactará em até 20% o preço dos produtos vendidos aqui. As contas são de Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq, que está organizando a Feira Brasileira de Brinquedos, que acontece em abril, em São Paulo.
Lançamento
Canivete centenário
A gaúcha Tramontina encontrou uma maneira original para comemorar seu centenário: vai lançar uma edição limitada do jogo de canivetes Santa Bárbara, primeiro produto fabricado pela empresa de Carlos Barbosa (RS).
Eletroportáteis
De’Longhi com a corda toda
João Zangrandi, presidente da subsidiária brasileira da italiana De’Longhi, está rindo à toa. Pouco mais de um ano após começar a operar diretamente no mercado brasileiro, as vendas de eletroportáteis da empresa cresceram 45% acima do previsto. O avanço foi puxado pelas máquinas de café expresso. Do portfólio da De’Longhi constam, ainda, ferros de passar roupa, aquecedores de ambiente, fornos elétricos, ar-condicionado portátil e liquidificadores. A expectativa é crescer outros 50% em 2011.
Ghosn, agente trapalhão
Telemarketing
Os franceses investem
A subsidiária do francês Teleperformance, um dos cinco maiores grupos do setor de call center no País, está inaugurando seu quinto site na cidade de São Paulo. Batizado de Água Branca II, o centro de prestação de serviços recebeu investimentos de R$ 16 milhões e atende ao aumento da demanda no mercado interno. “Crescemos 26% só neste ano”, afirma Paulo César Vasques, presidente da Teleperformance.
E-commerce
Digisign procura sócio capitalista
A Digisign, do engenheiro Carlos Alberto Viceconti, está buscando investidores interessados em participar do e-bookey, sua mais recente inovação. O e-bookey é um sistema de venda de livros pela internet que pode ser baixado em qualquer computador, com a transferência do texto e imagens controlada por meio do uso de criptografia. Até agora, Viceconti, dublê de cientista e empresário, aplicou US$ 1,2 milhão no desenvolvimento do e-bookey.
Curtas
O Gran Cursos, de Brasília, especializado em concursos públicos, está investindo, em parceria com o grupo NT, R$ 4,5 milhões na criação de uma plataforma para educação à distância via internet. A meta é fazer frente ao grupo LFG no mercado de webaulas.
A Itautec vai às compras. A empresa da holding Itaúsa fechou 2010 com uma capacidade de alavancagem de R$ 400 milhões. Segundo seu presidente, Mário Anseloni, o crescimento via aquisições faz parte de seus planos.Em 2010, a Itautec faturou R$ 1,5 bilhão. O lucro líquido caiu 77,5%, para R$ 11,5 milhões.