22/12/2010 - 21:00
A rede social nascida em um dormitório na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, já superou os limites de seu próprio país há tempo e hoje é líder em 115 países. No Brasil, e só por aqui, reina o Orkut, do Google. Veja o mapa com as principais redes sociais do mundo:
O que buscamos no Google…
Não teve para ninguém. O termo mais buscado pelos brasileiros no Google em 2010 foi Larissa Riquelme, a paraguaia que ficou famosa durante a Copa do Mundo por guardar o seu celular no decote. Atrás dela veio a rede social Formspring.me e o cantor Justin Bieber. Mundialmente, o campeão foi o site Chatroulette, que coloca aleatoriamente duas pessoas que não se conhecem para conversar via webcam.
…E o que falamos no Twitter
A presidente eleita, Dilma Rousseff, foi a segunda personalidade mais comentada no Twitter em 2010. A rede social divulgou um ranking com os temas mais comentados dentro dos seus domínios neste ano. Dilma só perdeu para o cantor Justin Bieber. Logo atrás dela vêm a cantora Lady Gaga e o fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Na categoria de tópicos gerais mais comentados liderou o vazamento de óleo no Golfo do México.
Mercados de TI e telecom aquecidos
Os setores de tecnologia da informação e de telecomunicações estão entre os que mais demandaram profissionais de alto escalão em 2010, de acordo com dados do balanço anual da Fesa – empresa de recrutamento e seleção. A consultoria registrou um aumento de 110% no número de altos executivos recrutados para o setor comparado com 2009. “Nenhuma empresa hoje consegue crescer sem base tecnológica”, disse à DINHEIRO Carolina Verdelho, da Fesa.
Prateleira
FINEPIX JX280, DA FUJIFILM – compacta, a câmera fotográfica detecta sorrisos e piscadas, tem 14 megapixels de resolução e 5x de zoom óptico. A máquina ainda filma em HD. Por R$ 449.
Notebook supera desktop
Demorou, é verdade, mas finalmente aconteceu. Os portáteis laptops superaram as vendas dos computadores de mesa no Brasil. Segundo a Abinee, o desempenho do setor de informática será puxado pelas vendas de notebooks, que devem aumentar 39% em 2010, para 7,15 milhões de unidades. Já o segmento de desktops vai manter as vendas em 6,8 milhões. O segmento de informática deve fechar o ano com faturamento de R$ 39,9 bilhões, alta de 13%. É o maior faturamento da indústria elétrica e eletrônica em 2010.
Resposta instantânea
Stephen J. Felice, presidente global da divisão de consumo da Dell
A Dell é vista hoje por muitos consumidores apenas como uma opção mais barata à Apple. Como o sr. vê isso?
A Apple é conhecida por ditar o que vai acontecer no mercado e o que o consumidor deve comprar. Somos o oposto disso. Enfatizamos a escolha do cliente. Para nós a tecnologia deve ser acessível e não um privilégio. Mas nós queremos ser também a marca de PCs mais amada do mundo.
As ações da Dell estão em níveis similares aos do começo do ano, mas muito distantes do seu melhor momento, entre 2004 e 2005. Qual a explicação?
Os últimos dois anos foram de muitas mudanças dentro da Dell. Muito mais do que uma empresa de hardware, estamos nos tornando uma companhia de serviços. Mas acima de tudo nossas ações estão subavaliadas. Afinal, nos últimos três trimestres tivemos resultados positivos que mostram o acerto da nossa nova estratégia.
Quais os planos da Dell para o Brasil?
O Brasil é uma terra de oportunidades para a Dell. Um dos cinco países prioritários para nós hoje. Nosso objetivo é ser líder no Brasil. Atualmente, nossa receita anual no Brasil está perto de US$ 2 bilhões.