O intestino humano é o lar de cerca de 140 mil variedades de vírus. A descoberta, feita por pesquisadores europeus, mostra a biodiversidade do microbioma humano e dá aos cientistas um novo ponto de partida para tentar entender qual papel esses microrganismos desempenham na saúde humana.

+ Pazuello: Se vier autorização clara flexibilizando, compramos da Pfizer e Janssen

A pesquisa, publicada na revista Cell, é responsável pelo estudo de 28 mil amostras do microbioma intestinal de voluntários em todo o planeta. Com essa amostra, cientistas dos Institutos Europeus de Bioinformática e da Wellcome Sanger, do Reino Unido, aplicaram uma técnica de sequenciamento de DNA conhecida como metagenômica, que permitiu a identificação das milhares de variedades de vírus alojadas em nossos intestinos.

A ciência sabe que a microbiota – conjunto de microrganismos alojados em outros seres vivos – desempenha um papel determinante na saúde humana. Vários estudos associam a presença de microrganismos ao desenvolvimento de inflamação intestinal, bem como a doenças como a obesidade ou o desenvolvimento de alergias. No entanto, a relação entre essa biodiversidade e o desenvolvimento de doenças não foi determinada.

Os genomas virais que foram identificados vão ajudar a compreender melhor o papel que os vírus desempenham no microbioma intestinal, incluindo a invenção dos mais recentes tratamentos como os antimicrobianos de origem bacteriófago. O estudo descreve os genomas de um total de 142.809 vírus, incluindo vários bacteriófagos, literalmente vírus que comem bactérias e são usados ​​para combater doenças.