02/06/2004 - 7:00
Bastou ele declarar que o estilista americano Tom Ford era mais prestigiado pela Gucci do que ele pelos executivos do grupo Louis Vuitton Moët Hennessey, o LVMH, para os acionistas entrarem em pânico. Acendeu-se o sinal amarelo: Marc Jacobs, o designer da Vuitton, estaria descontente? O clima de tensão invadiu o mercado de luxo. Até porque Ford anunciava, ao mesmo tempo, a sua saída da grife italiana. Se Jacobs mudasse de lado e caísse nos colos da grife arquiinimiga, os franceses amargariam uma derrota histórica. Pode parecer exagero, mas Jacobs, um americano de 41 anos, foi crucial para a LV.
Ele entrou na empresa, em 1997, quando a Vuitton fabricava apenas malas e bolsas. Transformou o negócio num ícone da moda, que hoje produz roupas, sapatos, jóias e relógios. Fez o faturamento triplicar. Em 2003, chegou aos US$ 4 bilhões. É, enfim, um mago das tendências e dos lucros. Bernard Arnault, o presidente do grupo LVMH, não hesitou, e renovou o contrato de Jacobs por 10 anos. Os valores do negócio são guardados sob sete chaves.
Jacobs renovou a LV, tornando seus produtos mais jovens e coloridos.?Ele conseguiu brincar com uma marca centenária?, diz Carlos Ferreirinha, consultor do segmento de luxo. Hoje, Jacobs cuida da criação da empresa e de duas grifes que levam o seu nome, a Marc, de roupas mais acessíveis, e a Marc Jacobs, de trajes pret-à-porter. Pelo novo contrato, o grupo LVMH se compromete a torná-las marcas globais, com lojas nos Estados Unidos, Paris e Londres. ?Jacobs pôs a Louis Vuitton no mapa da moda mundial?, diz Ricardo Reyes, diretor de marketing da LV para a América Latina. De Paris, por e-mail, Marc Jacobs respondeu às perguntas de DINHEIRO:
DINHEIRO: Por que o sr. decidiu renovar com a Louis Vuitton?
MARC JACOBS ? A Vuitton sempre acreditou no meu trabalho e eu sempre quis estar ao lado de quem me apoiou nos momentos difíceis. Mas, mesmo que eles me substituíssem, já teria o prazer de dizer que fui o primeiro a lançar a moda Vuitton. É algo que ninguém jamais poderá tirar de mim.
DINHEIRO: O que mudou desde que o sr. começou a trabalhar na grife?
MARC JACOBS ? Trouxe o pret-à-porter, iniciativa recente na história da
marca. Empreguei o meu estilo mas preservei a tradição e o logotipo da LV, sobretudo nas bolsas e acessórios.
DINHEIRO: Como é o processo de criação para cada marca?
MARC JACOBS ? Na Louis Vuitton, incremento a aura de um ícone. Nas marcas
Marc e Marc Jacobs, trabalho com uma equipe grande. Desenvolvemos muitas
peças e nem todas vão para a passarela. É um longo trabalho.
DINHEIRO: Qual é a sua definição para a Louis Vuitton?
MARC JACOBS ? A sua história se confunde com a história do mercado de luxo.
A Louis Vuitton ajudou a formar esse conceito de exclusividade.