06/04/2005 - 7:00
Jack Welch jurou que nunca mais ia ?brincar? de escritor, depois de produzir, em 2001, a sua autobiografia ?Jack: Straight from the Gut? (?Jack Definitivo?, na versão brasileira). Pois ele quebrou a promessa. E justifica a mudança de planos logo na introdução de seu novo livro, ?Winning? (ainda sem título em português). Welch conta que cedeu à tentação por querer responder às perguntas de milhares de pessoas, colegas ou completos desconhecidos, sobre seus métodos de administração. Métodos que adotou em 21 anos à frente da General Electric – posição que lhe rendeu o título de ?executivo do século? – e o levaram a transformar a GE num gigante de US$ 380 bilhões, que cresce dois dígitos por ano. Métodos que, inclusive, foram compilados algumas vezes, já que Welch é personagem de best-sellers mundiais sobre liderança e sucesso. Mas essa é a primeira vez que suas táticas vêm diretamente de seu punho. Seu e de sua mulher, Suzy Wetlaufer, ex-editora da revista Harvard Business Review. Obviamente, o executivo não inclui nas suas justificativas o dinheiro: o casal recebeu US$ 4 milhões de adiantamento da editora HarperCollins para produzir ?Winning?, mas senhor e senhora Welch doaram o cachê a instituições de caridade. DINHEIRO teve acesso, com exclusividade, à versão brasileira da obra (leia trechos na pág. 88), que será publicada no Brasil pela editora Campus/Elsevier.
Apesar do sucesso de público que a autobiografia obteve ? cerca de 2,7 milhões de cópias foram vendidas no mundo inteiro e 81 mil no Brasil ?, os críticos foram impiedosos com Welch em sua primeira experiência autoral. ?Ele desviou dos momentos mais picantes de sua vida?, acusou o The New York Times. ?Foi frustrante?, acrescentou o The Miami Herald. Agora, a crítica está sendo mais branda com a segunda tentativa, que será lançada nos EUA nesta semana e chega por aqui no começo de maio. O tema de ?Winning? (?Vencendo?, em tradução livre) certamente ajudou o executivo a melhorar seus dotes de escritor: Welch fala de suas regras sobre liderança; ensina a implementar seu sistema de avaliação de subordinados; dá dicas sobre como admitir e demitir funcionários e como montar uma boa estratégia de gerenciamento. Enfim, trata-se de um manual do método Welch de administrar. O ?chefe mais durão da América?, outro de seus apelidos, dá o crédito de ?moldar o livro? à co-autora, Suzy. E admite ter usado alguns casos, contados e vividos por ela, como exemplos positivos e negativos das lições que dá nas 372 páginas de ?Winning?. Eles se casaram em abril de 2003, depois de dois anos do início do relacionamento que levou Welch a terminar seu segundo casamento ? pagando uma indenização milionária a ex-mulher ? e Suzy a perder o emprego. E, de acordo com amigos do casal, eles vivem uma eterna lua-de-mel. Profissionalmente, inclusive.
Parece que Welch não espera mais que a aceitação de público e crítica para esse seu manual de negócios. Nem precisaria. Embora o cachê recebido por Welch pelo seu segundo livro seja significativamente menor que o do primeiro ? a Time Warner lhe pagou US$ 7,1 milhões para escrever sua autobiografia -, isso não é problema para um homem que tem um patrimônio estimado em US$ 1 bilhão. E sua empresa de consultoria vai bem, obrigado. Ele é o conselheiro de Barry Diller, o dono do império da Internet, IAC (InterActiveCorp), e de outros grandes nomes do mundo corporativo americano. Além disso, Welch dá palestras no mundo inteiro por nada menos que US$ 150 mil. Mas, mesmo os homens mais poderosos do mundo sempre buscam a aprovação. Afinal, esse é um dos princípios básicos dos vencedores.
“VENCER NÃO É BOM. É ÓTIMO”
Confira um trecho da versão brasileira do livro
?Winning?, obtido com exclusividade pela DINHEIRO
“O que é necessário para vencer? Este é o tema deste livro ? vencer. Provavelmente nenhum outro tópico me levaria a escrever outro livro!
Por que acho que vencer é ótimo. Muito mais do que bom ? ótimo.(…)
Este livro oferece o mapa da jornada.
Mas não se trata de um guia apenas para gestores de alto nível e CEOs. Se este livro os ajudar, ótimo. Espero que sim. Mas ele também se destina em grande parte às pessoas de linha de frente: donos de pequenas empresas, gerentes de nível médio, pessoas que dirigem fábricas, operários de fábrica, recém-formados em busca do primeiro emprego, MBAs pensando em novas carreiras e empreendedores em busca de novas oportunidades. Meu principal objetivo com este livro é ajudar as pessoas com o brilho da ambição nos olhos e cheias de paixão nas veias, onde quer que estejam nas organizações. (…)
Tudo tem a ver com pessoas quando se trata de vencer. Portanto, este livro é sobre pessoas ? em alguns casos, sobre os erros que cometeram, porém, com mais freqüência, sobre seus sucessos. No entanto, acima de tudo, este livro é sobre idéias e sobre o poder de transformá-las em realidade.?