62.jpg

 

 

Mais cortes na Nokia

 

A Nokia, que na década passada chegou a ser a maior fabricante de celulares do mundo, anunciou o fechamento de 1,1 mil vagas de profissionais de tecnologia da informação. Desse total, cerca de 820 empregados serão remanejados para as indianas HCL Technologies e Tata Consultancy Services, fornecedoras da Nokia. Outros 300 colaboradores foram dispensados. A maioria dos cortes aconteceu na Finlândia, seu país de origem. Sob o comando do canadense Stephen Elop, que assumiu a presidência em 2010, a companhia já reduziu seu quadro de funcionários em 30%.

 

63.jpg

 

 

 

Vexame do Windows Phone 

 

Uma falha no sistema operacional Windows Phone surpreendeu os usuários. Mikko Hypponen, chefe de pesquisas da empresa de segurança virtual F-Secure, divulgou uma imagem com o problema. O celular solicitava que um CD fosse inserido e o sistema, reiniciado – como acontece na versão do Windows para computador. A foto foi compartilhada por milhares de pessoas e virou motivo de chacota. 

 

64.jpg

 

 

 

Os VIPs da Rede social

 

Os usuários da rede social Google+ são os mais ricos da web. Segundo um estudo da consultoria americana Kantar Media, 30% dos que utilizam o serviço têm salário anual acima de US$ 100 mil. A porcentagem está acima até mesmo do Linkedin, site voltado para conexões de trabalho. 

 

 

 


Zynga perde liderança no Facebook

 

A produtora inglesa King.com é, agora, a número 1 em jogos para o Facebook. A empresa conquistou o lugar até então ocupado pela americana Zynga, com o jogo Candy Crush Saga. Além dele, outros dois jogos da King.com estão entre os dez mais populares da rede social. A empresa estreou no Facebook há 18 meses. 

 

65.jpg

 

 


Resposta instantânea

 

Helisson Lemos, diretor-geral do Mercado Livre no Brasil, comenta as tendências do setor de compras online.

 

66.jpg

 

Qual o balanço de 2012 para o setor de comércio eletrônico nacional?

Foi extremamente positivo. As empresas, juntamente com os parceiros de logística, fizeram a lição de casa e aquele ruído em virtude dos problemas com entrega do final de 2011 não se repetiu agora. Além disso, o Black Friday se tornou um dos dias mais importantes das compras online no Brasil.

 

Após o Black Friday, houve pesquisas apontando promoções falsas. Isso não pode atrapalhar futuras edições?

É preciso entender a metodologia de cada pesquisa. Mas, independentemente disso, o consumidor está cada vez mais bem informado. Ele não teria comprado tanto durante o Black Friday se os descontos não tivessem sido consistentes. Achar que as pessoas compram somente porque o varejista diz que está em promoção é subestimar a inteligência do consumidor brasileiro.

 

Quais as principais tendências do setor para 2013?

O comércio eletrônico pelos dispositivos móveis é uma realidade, respondendo por pelo menos 5% das vendas do setor no Brasil. Já as redes sociais ainda não se mostraram um canal tão relevante para fechar vendas, mas já são extremamente importantes para trazer clientes para os sites.

 

 

 

Colaborou: João Varella