10/09/2003 - 7:00
Montadoras de automóveis e escuderias de Fórmula 1 costumam fazer dobradinhas de sucesso nas pistas de corrida. Trata-se, agora, de repetir o êxito nas ruas. A fabricante de carros alemã Mercedes-Benz e a equipe inglesa McLaren uniram-se para desenvolver um dos carros mais potentes do mundo. O SLR McLaren será apresentado na próxima semana no Salão Internacional de Frankfurt. Já faz história. O motor é Mercedes. Da McLaren vem a estrutura em fibra de carbono ? é o primeiro automóvel produzido em série com esse material. Usado nos bólidos de F-1, reduz os estragos de uma batida ao absorver cinco vezes mais a energia de um impacto do que o aço ou o alumínio. Outro equipamento trazido dos autódromos para as ruas é o disco de freio em cerâmica e o Sensotronic Brake Control, um sistema que calcula a força de frenagem exata para cada roda.
O novo SLR é uma reedição moderna do antigo modelo criado no início da década de 50. Nos áureos tempos das corridas de rua, mitos do automobilismo como os pilotos Juan Manuel Fangio e Stirling Moss fizeram a fama do carro da montadora alemã. O Flecha de Prata, como o automóvel era chamado, venceu as principais provas como a Mille Miglia e a Targa Florio. Hoje, pretende se tornar o rei entre os carros esportivos de luxo. Atributos não faltam. Com um motor de 626 cavalos de potência, ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e chega a 300 km/h em 28,8 segundos. O câmbio tem uma característica marcante. O motorista pode selecionar três tipos de estágios: sport, supersport e race. Quanto mais elevado o estágio, menor o tempo da troca das marchas, proporcionando a sensação de estar guiando um carro de corrida. O espaço interior também esbanja classe. Os dois bancos individuais em couro combinam com o painel desenvolvido em alumínio e carbono. O automóvel custará US$ 800 mil no Brasil. É um troféu para poucos.