Empresa com nome esquisito, fundada por dois jovens americanos da Califórnia formados pela Universidade de Stanford. Assim começa a história de grandes e famosas organizações, como Sun, Google, Apple e Zazzle. Isso mesmo: Zazzle, uma companhia cujo nome não quer dizer nada, que se pronuncia ?zézoul? e que com apenas seis anos já vale US$ 16 milhões. O seu negócio é vender produtos personalizados. De selos até canecas. Em 1999, os irmãos Jeff Beaver, 25, e Bobby, 27, criaram um sistema para produzir selos, camisetas, pôsteres e cartões personalizados pelos clientes. A empresa só decolou há dois anos, quando lançou sua página na internet e passou a oferecer o serviço para vários países, incluindo o Brasil.

Funciona assim: pelo computador, a pessoa escolhe o produto que quer personalizar. Pode usar ilustrações fornecidas pelo próprio site, que tem parceria com empresas como Walt Disney Company e Harvey Comics, ou utilizar imagens particulares. Basta enviar o arquivo e a Zazzle se encarrega de estampá-lo no item escolhido pelo cliente, que é entregue no endereço do consumidor. Quem cria produtos no site pode deixá-los disponíveis para outros internautas que queiram usá-los ou modificá-los. Em troca, recebe direitos autorais que chegam a 10% do valor da peça.

O sucesso da idéia ? que não é original , já que outros sites como Cafepress.com já fazem esse serviço ? foi estrondoso. O Zazzle recebe, em média, um milhão de visitas por mês. A empresa não divulga números de vendas, mas estima-se que em 2003 tenha faturado US$ 10 milhões. A iniciativa dos irmãos Beaver acabou chamando a atenção da Kleiner Perkins Caufield & Byers, a maior firma de capital de risco do Vale do Silício, na Califórnia. A KPCB, que já injetou dinheiro em empresas como Google e Amazon, em parceria com a Sherpalo Ventures – consultoria especializada em fazer crescer pequenas iniciativas empresariais – investiu US$ 16 milhões na Zazzle. Com essa injeção de ânimo, a idéia é aumentar a gama de produtos customizados. ?Ofereceremos ao consumidor um serviço de personalização pelo qual ele poderá criar o que imaginar, sem limites?, diz Bobby Beaver.

US$ 16 milhões foi quanto as empresas de capital de risco KPCB
e Sherpalo Ventures investiram na Zazzle