Mineração

 

Quem imaginou que a desaceleração da economia mundial derrubaria a produção de minério de ferro da Vale, se enganou. A maior jazida da mineradora, em Carajás, no Pará, alcançou a marca histórica de 27,4 milhões de toneladas no segundo trimestre deste ano, uma expansão de 26% sobre o primeiro trimestre. A produção total da Vale entre abril e junho cresceu 15%, para 80,5 milhões de toneladas. Graças a esse desempenho, a mineradora recebeu uma nova licença para ampliar a exploração no Estado. As exportações no primeiro semestre somaram US$ 11,9 bilhões.

 

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Negócios


Yes, she can…

 

A presidenta Dilma Rousseff quer ter mais autonomia de voo para cumprir sua agenda externa. Isso levou o governo a negociar com a Boeing a compra de um novo e mais moderno avião, segundo a Reuters. Trata-se de um Boeing 747, similar ao Air Force One, do presidente Barack Obama. O substituto do Aero Lula, um Airbus A-319, pode custar até US$ 300 milhões. 

 

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Crédito

 

O perigo (quase invisível) do cartão

 

O cartão de crédito pode facilitar a vida do consumidor. Comprar de forma simples e rápida, ganhar até 40 dias para pagar e acumular pontos que podem ser trocados por prêmios e passagens aéreas são os maiores atrativos. Mas nem tudo são flores. O dinheiro de plástico se tornou um passaporte para o endividamento no País. No mês passado, 31% dos inadimplentes apontaram o cartão de crédito como o vilão das finanças pessoais, à frente dos carnês e boletos bancários (22%) e dos cheques (24%). Parte da explicação é o descontrole financeiro, mas outra parte é o custo. O brasileiro que não quita o valor integral da fatura no dia do vencimento paga a maior taxa de juros do mundo.

 

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Varejo


Perdigão põe R$ 1 bilhão na geladeira

 

A Brasil Foods, empresa criada com a fusão da Sadia com a Perdigão, começou a retirar do mercado, nesta semana, 14 categorias de produtos com a marca Perdigão, como pizzas, lasanhas, presuntos e salames. Daqui a cinco anos, os produtos poderão retornar às gôndolas. A medida representa um impacto de aproximadamente R$ 1 bilhão nas contas da empresa e atende a uma determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão adotou essa medida com o objetivo de evitar que a companhia detivesse excessivo poder sobre determinadas categorias. A Brasil Foods também foi obrigada a vender as marcas Rezende, Wilson, Tekitos, Fiesta e Doriana, adquiridas em junho pela Marfrig.

 

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Montadoras


Land Rover made in Brazil

 

A montadora indiana Tata Motors, dona da marcas britânicas Land Rover e Jaguar, está negociando benefícios fiscais com o governo para ter uma fábrica no País. A notícia foi divulgada pelo jornal Financial Times, na segunda-feira 16. A unidade poderá montar os jipes de luxo Freelander e Discovery. A marca foi comprada pela Tata por US$ 2,3 bilhões, em 2008. A produção no Brasil ajudaria o grupo a compensar as vendas fracas na Europa e a melhorar os resultados global de apenas 2,2% neste ano.

 

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Números

 

US$ 8 bilhões - é a previsão para o superávit comercial brasileiro neste ano, segundo cálculos da Associação de Comércio Exterior do Brasil. O saldo é 73% menor do que em 2011.

 

US$ 962 milhões - foi o lucro líquido do Goldman Sachs, o maior banco de investimento americano, no segundo trimestre deste ano. A cifra é 11% menor do que no mesmo período de 2011. 

 

20,95% - foi o aumento das vendas de remédios genéricos no País, entre janeiro e junho, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, segundo o IMS Health.

 

US$ 19,4 bilhões - foram as importações de produtos químicos no País, no primeiro semestre. Com esse resultado, o déficit da balança comercial do setor atingiu RS$ 12 bilhões no período, um aumento de 2,7%. 

 

8,2% - foi a taxa de desemprego nos EUA em maio e em junho, resultado considerado “frustrante” pelo presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, Ben Bernanke.

 

US$ 310 milhões - será o valor pago pela Samsung Eletronics pela divisão de desenvolvimento de tecnologia móvel da britânica CSR, em dificuldades financeiras. A aquisição ajudará a companhia coreana a avançar no setor de smartphones. 

 

 

 

 

 

Automação

 

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Curtas

 

A Coca-Cola Brasil tem chamado a atenção da matriz, em Atlanta, nos EUA. Isso porque as vendas totais da subsidiária cresceram 6% no segundo trimestre deste ano, acima dos 4% da média mundial. Em refrigerantes, a expansão local foi de 6%, contra 4% do restante do mundo.

 

A PSA Peugeot Citroën foi duramente criticada pelo governo francês, na quarta-feira 18, por ter demitido oito mil pessoas. O ministro francês da Recuperação Produtiva, Arnaud Montebourg, disse que pedirá explicações.

 

A Ryanair, maior companhia aérea de baixo custo da Europa, está prestes a fechar a compra da concorrente e compatriota irlandesa Aer Lingus por € 649 milhões. Com a operação, a Ryanair poderá atingir 35% de fatia do mercado local. Atualmente, detém 29,8%.

 

 

 

 


Luxo


A Hermès aprendeu mandarim

 

O luxuoso grupo francês Hermès nunca cresceu tanto como no primeiro semestre deste ano. Mas atenção: com a Europa em crise, é graças à China que a companhia está garantindo bons resultados. As vendas globais da empresa subiram 22% de janeiro a junho, em comparação com o mesmo período de 2011, atingindo € 1,59 bilhão, puxado pelo avanço de 25% no mercado chinês. Enquanto isso, o faturamento subiu 10% na França. Nas Américas, a receita cresceu 9%.

 

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Entrevista


“O futuro da economia está no e-commerce”

 

As vendas via internet no País superaram US$ 25 bilhões em 2011, um crescimento de 43% em relação ao resultado de 2010, segundo o instituto AméricaEconomía Intelligence. Um em cada dois produtos vendidos pelo comércio eletrônico na América Latina foi faturado no Brasil. Esse mercado, em franca expansão, traça um cenário promissor para a economia brasileira, segundo o CEO Bernardo Lustosa, da ClearSale, consultoria especializada em comércio eletrônico.

 

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Por que o Brasil se tornou um mercado atraente para o e-commerce?

São vários fatores: maior distribuição de renda, maior utilização de cartões de crédito e a mudança de geração, de uma que não tinha tanta afinidade com o computador, para outra que tem. Por isso, o futuro da economia está no e-commerce.

 

O e-commerce vai acabar com as lojas físicas?

Não, eles não são concorrentes. Inclusive existem grandes redes de varejo que montam lojas virtuais para ter a referência na web e para o cliente pesquisar o que está querendo via internet. Isso é um sinal claro de que faz todo sentido existir alguns e-commerces, ainda que sejam apenas vitrines. Muita gente usa a internet para ver os preços e os produtos, e depois vai procurá-los na loja física.

 

As fraudes virtuais ameaçam o crescimento do setor?

De jeito nenhum. Temos empresas supereficientes que cuidam desse problema. Temos indicadores melhores do que os dos mercados americano e canadense. As estatísticas comprovam isso.