24/08/2012 - 21:00
Publicidade digital
Maior empresa independente de publicidade digital do País, a paulista iThink está sendo assediada por grandes grupos internacionais do setor. Segundo o CEO Marcelo Trípoli, a iThink recebeu sete propostas de companhias estrangeiras nos dois últimos anos. “Como a única das grandes que não está ligada a grupos, somos a noiva da vez”, diz Trípoli, que descartou propostas de aquisição pura e simples do controle. “Estamos abertos a associações com parceiros que adicionem valor ao nosso negócio.” O interesse de fora faz sentido: com um mercado estimado em R$ 3,4 bilhões, em 2011, a publicidade digital brasileira vem crescendo a taxas de dois dígitos, nos últimos anos – no primeiro trimestre de 2012, o faturamento aumentou 12%, de acordo com o Interactive Advertising Bureau. “A propaganda digital já representa mais de 10% da receita publicitária no País”, diz Trípoli, que tem entre seus clientes nomes como Vivo, Santander e Nestlé. A ideia é que essa fatia chegue a pelo menos 30%, até o final da década, a exemplo do que ocorre nos EUA.
Consultoria
O voo da águia
O Instituto Áquila, da família do consultor mineiro José Martins de Godoy, ex-sócio do guru Vicente Falconi no INDG, está voando alto em seu primeiro ano de atividade. Em 12 meses, a consultoria já conquistou contratos de R$ 100 milhões. Ela conta também 40 empresas em seu portfólio. Entre os nomes de destaque estão Vale, Votorantim, Usiminas, Rede Bandeirantes, Gold Metal e Pague Menos.
Alimentação
O PF do Habib’s
A rede de fast-food Habib’s investe no mercado de refeições fora de casa. Seus restaurantes passaram a vender um prato de filé de frango com arroz e fritas ou salada, ao custo de R$ 4,90. Se o cliente quiser um filé à parmegiana, o preço sobe para R$ 7,90. Uma campanha de tevê para promover os pratos irá ao ar no dia 5 de setembro.
Marketing esportivo
Meio de campo embolado
Novas empresas de marketing esportivo continuam surgindo no País. A mais recente é a Arpoador, dos cariocas Daniel Deivisson e Brunno Gens, donos da Frog, agência de marketing digital, que vai explorar as imagens dos jogadores Deco, do Fluminense, e Dedé, do Vasco da Gama.
Fiambres STF
Franquias
Cacau Show acelera o passo
A marca de chocolates Cacau Show, que levou 22 anos para chegar a mil lojas franqueadas, quer duplicar de tamanho nos próximo três. Segundo o CEO Alexandre Costa, a expectativa é que, em 2015, a rede também dobre suas receitas, que ficaram em R$ 550 milhões em 2011.
Curtas
A fabricante gaúcha de móveis Todeschini criou uma moeda, a“libra sisterlina”, para estimular ideias inovadoras entre seus funcionários, dentro do Sistema Todeschini de Excelência (Siste). A melhor ideia de 2011, a substituição do PVC do revestimento interno de gavetas por plástico de garrafas PET recicladas, recebeu duas mil libras (R$ 2,4 mil).
A despeito da ofensiva da Anatel sobre as operadoras de telefonia móvel, a Oi teve o que comemorar no mês passado: em julho, seu serviço de tevê por assinatura superou a marca de 500 mil clientes.
Colaboraram: Carlos Eduardo Valim, Rafael Freire e Ralphe Manzoni Jr.