EUA versus google

Pode chamar de A Batalha Jurídica do Milênio. E nela há apenas duas certezas. Uma é a de que não há indícios de maior ou menor probabilidade de que um dos lados saia como vencedor. A outra é que vai virar série na Netflix, ou equivalente. O julgamento começou na terça-feira (12). E não deverá haver conclusão em breve. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos passou três anos construindo o caso em que acusa o Google de abusar ilegalmente de seu buscador on-line para limitar a concorrência. A empresa vai se defender negando a acusação e dizendo que tudo o que fez foi para o bem do usuário. O caso (US et al vs Google) é o primeiro julgamento de monopólio do governo americano na atualidade – e se assemelha àquele entre 1998 e 2001 contra a Microsoft. Na ocasião, o veredito foi de que houve violações, mas a decisão de exigir o desmembramento da companhia nunca se concretizou, e um acordo entre as partes encerrou tudo. De lá para cá, uma certeza: o controle das Big Techs só aumentou. E qualquer decisão juridica poderá provocar efeitos em cascata. Mas é difícil bater de frente com uma corporação cujo valor de mercado chega a US$ 1,7 trilhão, como é o caso da Alphabet, dona do Google.

(Divulgação)

“Não tenha medo da perfeição. Você nunca a alcançará.”
MARIE CURIE (1867-1934)
Polonesa, primeira mulher a ganhar o Nobel (o de Física, em 1903) e primeira pessoa (entre cinco) a ganhá-lo duas vezes (levou também o de Química, em 1911).

Voo histórico a hidrogênio líquido

(Christoph Schmidt)

A startup alemã H2FLY realizou com sucesso, na Eslovênia, o primeiro voo mundial de uma aeronave elétrica pilotada e movida a hidrogênio líquido. Foram quatro decolagens de teste e um voo que durou mais de três horas. Os resultados indicam que a utilização de hidrogênio líquido em vez de gasoso duplicará o alcance máximo da aeronave HY4, para 1.500km. “Essa conquista marca um divisor de águas no uso do hidrogênio para aeronaves em voos de médio e longo alcance”, disse Josef Kallo, cofundador da H2FLY. O combustível será crucial para descarbonizar a aviação comercial.