Propaganda

 

Patrocinadora oficial da Fifa, a bandeira de cartão de crédito Visa começou sua preparação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A primeira convocada foi a cantora Vanusa, grande sucesso na Jovem Guarda, cujo principal hit recente é uma desastrada – e engraçada – interpretação do “Hino Nacional Brasileiro”, vista por mais de 3,5 milhões de pessoas no YouTube. A propaganda da Visa, divulgada na internet e na tevê, criada pela agência AlmapBBDO, brinca com a situação. Ela mostra Vanusa comprando pastilhas de menta, para preparar a voz para cantar o hino na Copa. A Visa também vai promover a venda dos ingressos para a Copa das Confederações, que será realizada já em 2013. A pré-venda acontecerá entre os dias 21 e 30 de novembro.

 

30.jpg

 

 


Marketing esportivo

 

Terremoto na arquibancada

 

A Nike instalou um sismógrafo para medir as vibrações geradas embaixo da arquibancada ocupada pela torcida do time argentino de futebol Boca Juniors, em jogo contra o Racing Club. O aparelho registrou 6,4 pontos na escala Richter, o equivalente a um terremoto forte, quando o time de La Bombonera marcou um gol.

 

31.jpg

 

 


Campanha


Novo mercado

 

A agência Leo Burnett Tailor Made apresentou o seu primeiro filme para os supermercados Carrefour, conta que conquistou em agosto deste ano. Com o novo slogan “Faz a conta. Faz Carrefour”, o reposicionamento será o maior investimento de marketing da rede varejista francesa no Brasil neste ano.

 

 

 

 

Internet


Tática do medo

 

A LG apostou no susto para mostrar como as suas novas telas de tevê transmitem imagens realistas. Um vídeo divulgado na internet apresenta uma pegadinha em que um elevador teve o seu piso coberto por telas de aparelhos da LG. Quando algum incauto entra no elevador, as telas mostram imagens do chão se desintegrando e do fosso que vai ficando exposto. Dá para imaginar – e acompanhar – o susto.

 

32.jpg

 

 

 

Garota-propaganda


Cara de uma…

 

A semelhança entre as atrizes Deborah Secco (à esq.) e Fernanda de Freitas é impressionante. Tanto que a agência NBS utiliza as duas belas mulheres para vender o pacote de serviços da Oi. Na propaganda, Deborah afirma que, com a qualidade de imagem da tevê por assinatura em alta definição da Oi, os espectadores vão poder parar de confundi-la com a Fernanda.

 

33.jpg

 

 

 

Bate-papo


Eduardo Simon, sócio e diretor de atendimento da Taterka Comunicações

 

O executivo conta à DINHEIRO como a agência paulistana, dona das contas do McDonald’s e da Natura, foi uma das pioneiras do mercado brasileiro na expansão para a América Latina:

 

34.jpg

 

A Taterka começou a ampliar a sua atuação para toda a América Latina por meio de alguns de seus clientes. Há mais empresas buscando agências brasileiras para campanhas regionais? 

Acredito que exista uma tendência de que isso ocorra. Mais agências vão acompanhar o nosso movimento. Acho que outras empresas vão buscar isso, até devido ao grau de maturidade atingido pelo mercado brasileiro. Hoje 35% do nosso negócio vem de fora do País.

 

Como atender aos diferentes mercados latino-americanos?

É preciso usar muitas pesquisas para encontrar as diferenças entre os países e se informar com parceiros locais se as ideias vão funcionar. Às vezes, fazemos até três versões do mesmo filme, com elencos diferentes.

 

Que tendências marcam a produção atual de filmes no Brasil?

Existe um grande cuidado com a produção. As marcas buscam cada vez mais se expressar por meio de grandes filmes, que tenham imagem com a qualidade de cinema. Isso acontece até para fazer um contraponto em relação aos vídeos na internet.