02/03/2001 - 7:00
De olho nos executivos e turistas de negócios que por aqui desembarcam em número cada vez maior, o Grupo Accor anunciou uma ofensiva de assustar a concorrência hoteleira. ?São Paulo vai ser o nosso segundo maior mercado, perdendo apenas para Paris, onde temos 300 hotéis e flats?, proclama Paulo Salvador, diretor de marketing da divisão de hotelaria do grupo que já tem no Brasil 98 empreendimentos com as bandeiras Novotel, Ibis, Sofitel, Mercury e Parthenon. Até o final deste ano a empresa francesa promete inaugurar 31 novos flats e hotéis, sendo 20 deles em São Paulo ? onde o grupo já administra 35 flats e cinco hotéis.
O Accor tem, porém, outros 34 projetos em andamento e a previsão é de que eles sejam inaugurados até 2003. Segundo Salvador, esse pacote vai exigir investimentos de R$ 650 milhões, sendo que R$ 100 milhões sairão do próprio caixa. O restante virá de fundos de pensão, como Previ e Funcef, e investidores patrimoniais e individuais. Para estes últimos, que com R$ 60 mil compram um quarto de hotel, Salvador garante rendimento mínimo de 1% ao mês, mesmo que aconteça a anunciada superoferta de leitos. ?Com uma central que gerou 400 mil reservas no ano passado temos condições de aumentar nossa participação no mercado?, afirma o executivo.