10/10/2012 - 21:00
‘Acho que fui brasileiro na vida passada.’ Com essa afirmação, o estilista americano Narciso Rodriguez, filho de cubanos, definiu sua afinidade com o País, em entrevista à DINHEIRO, hospedado numa luxuosa suíte do Hotel Unique, em São Paulo. Para os desavisados, a declaração de Rodriguez, o designer preferido da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, pode parecer conversa, mas sua ligação estreita com o Brasil é comprovada por suas residências na Bahia e no Rio de Janeiro, bem como a amizade com nomes famosos como o empresário Oskar Metsavaht, fundador da grife carioca Osklen, e gente do mundo artístico, como Caetano Veloso, Gal Costa e Sônia Braga.
Fragrância de sucesso: a linha de perfumes do americano tem mais
de dez mil pontos de venda em 80 países
“Certa vez, depois de 11 vindas ao País, os agentes da imigração me disseram, desconfiados, que eu deveria arranjar um visto de trabalho”, diz ele, sorrindo. Com um lugar de destaque na agenda de Rodriguez na hora do lazer, o País também tem sua importância quando se trata de negócios. Prova disso foi ter decidido fazer do mercado brasileiro uma das plataformas de suas duas novas fragrâncias, For Her Eau de Parfum Delicate e For Her Eau de Toilette Delicate. As novidades desembarcam aqui ainda neste mês e estarão à venda nas mais sofisticadas perfumarias do País, com preço de até R$ 350 por um frasquinho de 75 ml.
“O Brasil é um dos países com maior potencial de consumo de perfume atualmente, e não podemos ficar de fora”, afirma. Não por acaso, a vinda do designer ao Brasil coincidiu também com o aniversário de dez anos da versão original do For Her, premiado duas vezes com o FiFi Awards, considerado o Oscar dos perfumes. Rodriguez, já consagrado na moda, é também queridinho de famosas de Hollywood, como Sarah Jessica Parker e Jessica Alba. É dele o vestido usado por Michelle Obama na posse do maridão, Barack, na Presidência dos Estados Unidos, em 2008. No início de sua carreira, em 1996, Rodriguez, hoje com 51 anos, assinou o vestido de Carolyn Bessette, noiva de John Kennedy Jr.
No coração das estrelas: o designer Narciso Rodriguez conquistou mulheres antenadas na moda.
Entre elas, da esq. para a dir., estão Kate Winslet, Michelle Obama, Jessica Alba e Sarah Jessica Parker
O estilista segue uma tendência já difundida entre as grifes de luxo, como as francesas Chanel e Dior: a aposta nas fragrâncias assinadas. Segundo Carolina Barruffini, da consultoria GADLippincott’, essa é uma prática muito comum entre as marcas de moda. “É uma forma de as grifes expressarem seus valores e sua identidade de maneira olfativa”, diz. “Pelo lado dos negócios, os perfumes também funcionam como porta de entrada no mercado, uma vez que são mais acessíveis em termos de cifra e de distribuição.” Mesmo sem revelar números, Rodriguez assume a importância no seu faturamento do For Her, que se tornou hoje o carro-chefe da marca, com mais de dez mil pontos de venda distribuídos por 80 países.
“O sucesso da marca, seja nas roupas, seja nos acessórios ou perfumes, se deve ao fato de nunca ter seguido nenhuma tendência”, diz o estilista. Evitando criticar os concorrentes, que lançam perfumes novos a cada estação, Rodriguez afirma que parte de seu sucesso é a aposta em aromas que não saem de linha ao longo dos anos. “Pode soar arrogante, mas já há tantas fragrâncias modistas no mercado que não faz sentido eu querer criar mais uma delas”, diz Rodriguez. Em relação ao Brasil, ele é só sorrisos e estuda a possibilidade de uma loja própria em breve. “Não tem como deixar o Brasil de fora dos nossos planos neste momento econômico do País”, afirma.