19/12/2012 - 21:00
Automóveis
Se você pensa que os automóveis vendidos no País são os mais caros do mundo em razão do chamado custo Brasil, saiba que isso é apenas meia verdade. Um estudo do Sindipeças revelou que o custo de produção no País representa 58% do valor do carro. A média mundial é de 79% e, nos EUA, chega a 91%. Ou seja: mesmo com o menor custo de produção do mundo, o brasileiro paga quase três vezes mais do que o consumidor americano. Por quê? A margem de lucro das montadoras no Brasil é de 10%, enquanto a média mundial é de 5%. Nos EUA, é de 3%.
Empresas
Unidas contra a crise
As incertezas em relação à economia global não derrubaram, como se acreditava, o mundo das fusões e aquisições. Segundo a consultoria PwC, em novembro foram anunciadas 57 transações no País, uma alta de 5,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Desde janeiro, foram 710 operações. Para o total de 2012 espera-se resultado semelhante ao do ano passado: 751.
Locação
Varejo
Pode me chamar Black fraude
A cultura da malandragem parece ter se incorporado às estratégias comerciais do varejo brasileiro. A primeira edição da Black Friday no País, que replicou no dia 23 de novembro a tradicional sexta-feira de liquidações nos Estados Unidos, teve um aumento de preços de 8,5%, em média, nos dias que antecederam a promoção. No mercado americano os descontos chegam a 70%. O levantamento foi elaborado pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), com 1,7 mil produtos. Na Black Friday brasileira, apenas 2,8% dos produtos vendidos no varejo tiveram o preço, de fato, reduzido.
Logística
A locomotiva da Vale
A Vale ganhou um empurrãozinho do BNDES para solucionar seus desafios logísticos. A mineradora, por meio de sua transportadora VLI Multimodal, teve um empréstimo de R$ 182 milhões aprovado pelo banco estatal para aquisição de 689 vagões ferroviários. O objetivo da operação é ampliar o volume de produtos siderúrgicos, grãos, fertilizantes e derivados de petróleo transportados para as regiões Norte e Centro-Oeste. Do total de vagões a serem adquiridos pela VLI, 403 serão fornecidos pela Randon, e 286 pela Amsted Maxion.
Números
R$ 59,6 bilhões - será o orçamento do FGTS em 2013, destinados a investimentos em habitação, saneamento básico e infraestrutura.
R$ 87,5 bilhões – é quanto o Grupo Pão de Açúcar, a maior rede varejista do País, estima faturar em 2015, valor 52,4% superior ao deste ano.
R$ 382,8 bilhões - será o total da produção agrícola brasileira em 2013, de acordo com projeção da Confederação Nacional da Agricultura. O resultado é 4,3% acima da previsão anterior.
US$ 293 bilhões - é a previsão de faturamento da indústria química e petroquímica neste ano, um crescimento de 12,4% em relação a 2011, segundo a associação do setor, a Abiquim.
US$ 42,2 bilhões – foi o déficit da balança comercial dos EUA em outubro, segundo o Departamento de Comércio americano.
3,5% - foi o aumento da inadimplência no País em novembro, em comparação ao mês anterior, segundo pesquisa da Boa Vista Serviços. Em 12 meses, houve avanço de 5,3%.
R$ 8 mil - foi quanto o jogador Pierre-Emerick Aubameyang, da equipe francesa do Saint-Etienne, gastou para enfeitar sua chuteira com quatro mil cristais Swarovski.
Internet
Curtas
A Nissan construirá um centro de pesquisa no País, segundo o presidente da subsidiária brasileira, François Dossa. O projeto custará cerca de R$ 400 milhões à montadora japonesa.
The Financial Times Group, controlador do jornal americano Financial Times e dono de 50% da revista The Economist, despertou a cobiça do empresário e prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Analistas avaliam que o negócio chegaria a US$ 1,2 bilhão.
A Randon, fabricante gaúcha de implementos rodoviários, anunciou na segunda-feira 10 a instalação de uma fábrica em Araraquara (SP), com investi-mentos de R$ 500 milhões. A planta produzirá carretas para transporte de cana.
Negócios
Todos com foco na Kodak
Pode-se dizer que duas empresas pensam melhor do que uma. A Apple e o Google, grandes rivais do mundo da tecnologia, se uniram para fazer uma oferta de mais de US$ 500 milhões pela compra de todas as 1.100 patentes de produtos e tecnologia de fotografia, vídeo e impressão da Kodak, segundo a Bloomberg. A proposta, por enquanto, é a única alternativa para a empresa, altamente endividada.
Entrevista
“Devemos exportar projeto, não só produto”
O amadurecimento do mercado automobilístico brasileiro está transformando o perfil exportador do setor. Além de embarcar os carros fabricados aqui, as montadoras têm levado ao mundo a tecnologia nacional. Para o diretor de assuntos corporativos e governamentais da Ford na América do Sul, Rogelio Goldfarb, esse é o caminho.
Exportar tecnologia é uma vontade antiga do setor, mas nunca saiu do papel. Por quê?
No caso da Ford, preparamos e equipamos nosso departamento de engenharia para isso acontecer agora. O recém-lançado EcoSport é o primeiro produto genuinamente nacional desenvolvido para o mercado global. Apresentamos o modelo aqui simultaneamente ao lançamento na Índia e na Tailândia.
Todos serão produzidos aqui?
A produção brasileira atenderá aos mercados da América do Sul. Iremos exportar o projeto do EcoSport para que os carros sejam montados em nossas fábricas pelo mundo e vendidos também na Europa. Podemos e devemos exportar projeto, não só o produto.
Qual foi a estratégia desenvolvida para o Brasil?
Já não é de hoje que o consumidor brasileiro escolhe comprar não apenas pelas características técnicas, mas pelos atributos de imagem. Exploramos isso na campanha do EcoSport. Além da propaganda convencional, trabalhamos forte nas mídias sociais. No Twitter, fomos a trending topic (marca mais citada) e alcançamos 32 milhões de pessoas.
Resumo da semana