A pesquisa é clara: seis em cada dez brasileiros topariam pagar a mais por um produto sustentável. É o que aponta levantamento da OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil. Desses, 34% pagariam até 10% a mais do valor do produto, 27% pagariam até 20%, e 8% aceitariam desembolsar 50% ou mais. A maioria enfatizou a importância do consumo consciente por meio de práticas como a reutilização de produtos (28%), diminuição do lixo (15%), descarte regular (6%) e reaproveitamento (3%). Os que disseram que não se preocupam com o tema totalizaram 21%. O estudo aponta, ainda, que 57% já procuraram por produtos sustentáveis em suas compras. O levantamento ouviu cerca de 600 pessoas de todas as regiões do País, classes sociais e faixas etárias em janeiro deste ano e foi realizado por meio da plataforma de human analytics da MindMiners. “O estudo avaliou a importância e percepções de temas da Sustentabilidade para o consumidor brasileiro nos dias atuais, como a economia circular, conceito que propõe um ciclo contínuo de reutilização, reparo, recuperação e reciclagem de produtos e materiais. Um dos exemplos práticos mais conhecidos é a compra e venda de produtos usados, atividade na qual se baseia o negócio da OLX, focado em anúncios digitais”, disse Regina Booter, diretora geral da OLX.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Mais pontos para coleta de cápsulas de café

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Com mais de 300 pontos de coleta no Brasil e taxa anual de reciclagem de 24%, a Nespresso inaugurou recentemente mais um local para descarte das cápsulas usadas. Instalado na recepção do hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, o novo serviço prevê a reciclagem de mais de 16 mil cápsulas. Todo o material recebido no local será encaminhado para São Paulo, no centro de reciclagem da empresa, onde é feita a separação mecânica da borra do café e do alumínio. Enquanto a borra é destinada ao projeto Nespresso Hortas, que usa o resíduo como adubo para o cultivo de alimentos orgânicos, o alumínio vai à indústria siderúrgica, voltando para o seu ciclo de vida. “O Grand Hyatt Rio de Janeiro é um grande parceiro e compartilha conosco a mesma preocupação que envolve questões de preservação do meio ambiente e iniciativas em prol da sociedade”, afirmou Fernanda Gobbo, diretora de sustentabilidade da Nespresso Brasil.

APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Mais que batom. Dignidade

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Uma situação difícil de aceitar: três a cada dez mulheres no País já foram vítimas de violência doméstica, o que representa mais de 25 milhões de brasileiras, segundo pesquisa do Instituto DataSenado. Para contribuir na mudança desse terrível cenário, a marca Vult lançou, em parceria com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Penha, o projeto “Isso é Mais do que Batom”. O objetivo da iniciativa é apoiar o resgate da autoestima e orgulho dessas mulheres que tiveram a boca como ponto de agressões. “Sabemos que em casos de violência muitas vezes o alvo principal é a boca e, por isso, quereremos multiplicar sorrisos e ampliar a voz dessas brasileiras, para que contem suas histórias e inspirem a sociedade como um todo”, disse Renata Gomide, vice-presidente de consumer do grupo Boticário, dona da marca Vult. “O projeto busca construir, a partir de exemplos reais, um movimento de sensibilização e conscientização que fomente o resgate do orgulho feminino.” O projeto oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada pela violência. O próximo passo é o lançamento de um batom especial que terá a venda 100% revertida à Turma do Bem.

RECICLAGEM DE COPOS
A economia circular da corrida de rua

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Quem é corredor sabe: um dos grandes desafios para quem está encarando uma prova é desviar dos copos de água descartados e que foram distribuídos nos pontos de hidratação durante os percursos. A dúvida é sempre sobre o destino desse material. Nesse sentido, a Cristalcopo resolveu dar um passo extra nas ações de economia circular na 28ª Maratona Internacional de São Paulo, que será realizada no próximo dia 7 de abril. A empresa, em parceria com a fonte de água Bonatural, vai fornecer 480 mil copos descartáveis aos atletas inscritos. E, mais importante ainda, vai garantir a destinação correta dos materiais. Por meio do projeto Recicla Junto, a Cristalcopo vai fazer a gestão dos resíduos, junto com a equipe do evento, coletando as embalagens descartadas e transportando até uma unidade de reciclagem, para virar outros itens. “Como parte do nosso compromisso com o meio ambiente, estamos trabalhando para transformar todo o material reciclado em novos produtos. Acreditamos que esse ciclo completo de produção e reciclagem é essencial para promover uma cultura sustentável em nossa sociedade”, afirmou o CEO Augusto Freitas.

APOIO DA DISTRIBUIDORA EDP
Um museu que leva consciência ambiental

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Mantido pela Fundação Energia e Saneamento, o Museu de Energia de Salesópolis registrou crescimento de 76% no número do público atendido em 2023, em comparação ao ano anterior. Em parceria com o Instituto EDP, responsável pelas ações sociais da distribuidora de energia EDP, que atende o Alto Tietê, no Estado de São Paulo, as atividades promovidas pelo museu beneficiaram no período mais de 2,8 mil pessoas, entre visitantes e atendidos pelos projetos do espaço cultural, com a participação de 13 escolas públicas de municípios da região. Ao todo, foram mais de 20 ações de educação ambiental. “Apoiar o Museu de Energia, que é um patrimônio do território regional, traz enorme orgulho para a EDP, que busca desenvolver e potencializar iniciativas para a inclusão social, educação, transição energética justa e qualidade de vida e bem-estar das comunidades nas regiões de atuação”, disse Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP e do Instituto EDP.