03/12/2013 - 4:43
A Pearson não é de fugir de grandes negócios. Apenas para ilustrar, ela é dona da Penguim Random House, a maior editora de livros do mundo, e do influente jornal britânico Financial Times.
Agora, a empresa deu uma cartada e tanto no Brasil, ao fechar a compra do Grupo Multi por R$ 1,7 bilhão, mais a assunção de R$ 250 milhões em dívidas. Fundado por Carlos Wizard Martins, o Multi é uma das potências em ensino de idiomas no País, com marcas como Yázigi, Wizard e Skill. Também atua no mercado de ensino técnico, com a Microlins e a SOS Computadores.
Neste entrevista à DINHEIRO, por e-mail, os principais executivos envolvidos na operação explicaram os planos da Pearson para o Multi. Responderam às questões John Fallon, presidente mundial da Pearson; e Juan Romero, presidente da empresa na América Latina e presidente interino das operações no Brasil. Leia, a seguir, os principais trechos.
DINHEIRO – Como a transação será paga? Há algum bônus por desempenho, isto é, o valor pode subir, caso o Grupo Multi cumpra algumas metas?
John Fallon ? A transação ainda está sujeita a uma revisão regulatória que a Pearson espera que se complete no primeiro bimestre de 2014.
DINHEIRO – O sr. Carlos Wizard [atual presidente do Grupo Multi] continuará à frente da operação? Ele será substituído por um executivo da Pearson?
Juan Romero – A figura do Carlos sempre será vista com grande admiração e carinho. O grupo já vem sendo liderado pelo Giovanni Giovannelli [atual CEO do Multi], que fez parte da transição de uma gestão familiar para uma profissional, e a aquisição não trará nenhum impacto na sequência do sucesso do grupo. Giovannelli manterá o cargo de CEO, e passará a fazer parte do grupo de gestão da Pearson no Brasil.
DINHEIRO – As marcas Wizard, Yázigi e Skill serão mantidas? Elas terão algum reposicionamento?
Juan Romero – Tem espaço para todas as marcas no mercado de aprendizado de inglês no Brasil, como mostra a diversidade do setor hoje. Queremos atender quantos alunos for possível e podemos fazer isso por diferentes marcas. A Pearson, se tornando líder no mercado de cursos de inglês, será capaz de usar a experiência do Grupo Multi para ampliar e crescer com a marca Wall Street English ainda mais rápido. A Pearson Brasil tem uma experiência bastante positiva com o negócio de sistemas de ensino. São quatro marcas diferentes: COC, Dom Bosco, Pueri Domus e NAME, atendendo o mercado de educação infantil e básica, consolidado com mais de meio milhão de alunos. Acreditamos também que a experiência do Grupo Multi que vem atuando com múltiplas marcas também mostra o sucesso do modelo de negócio.
DINHEIRO – O Grupo Multi também tem uma atuação em ensino técnico. Esse braço será mantido?
Juan Romero ? Sim. A Pearson adquiriu o Grupo Multi, que inclui marcas fortes no mercado brasileiro em cursos de profissionalização, como a Microlins e o S.O.S. Continuaremos trabalhando para crescer ainda mais no mercado nesse segmento.
DINHEIRO – As empresas que justificam o investimento em redes de idioma citam, frequentemente, a demanda gerada pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas de 2016. Mas, passados esses dois eventos, a demanda continuará no mesmo ritmo? Isso não é uma “bolha de demanda” apenas?
Juan Romero – O Brasil é um dos maiores mercados em aprendizado de inglês, estimado em R$7,3 bilhões com um total de 2,8 milhões de alunos matriculados em cursos. É esperado um crescimento ainda maior com a classe média em expansão e maior cobertura de escolas franqueadas espalhadas pelo país. O crescimento está baseado no baixo índice de fluência de inglês no Brasil se comparado aos parâmetros internacionais (2%, de acordo com a Parthenon), e a quantidade baixa de pessoas que falam inglês em segmentos importantes como turismo, transporte e hospitalidade, considerado um dos maiores desafios para os grandes eventos que o país vem hospedando como o Rio+20, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O apetite brasileiro para aprender inglês por ser o idioma global de negócios e comércio ressalta os sinais de contínuo crescimento enquanto o Brasil se torna um player global em comércio, viagens e hospedando diversas indústrias. Acreditamos que o inglês é uma das maiores necessidades de aprendizado que a Pearson pode ajudar a encaminhar no Brasil e o Grupo Multi é um grande atuante nesse campo, oferecendo um aprendizado de inglês de alta qualidade e acessível, impactando de forma significativa a vida dos estudantes.
DINHEIRO – A Pearson pretende realizar novas aquisições no Brasil? Em que áreas?
Juan Romero – A aquisição do Grupo Multi é uma importante aquisição, por ser uma excelente oportunidade de mercado, com grande retorno de investimento e possibilidade de melhorar os resultados de aprendizado acrescentando a abordagem de eficácia ao Grupo Multi; e isso é exatamente o que a Pearson quer neste momento. Em 2015, a Pearson espera um ano de contribuição completa do Grupo Multi para aumentar o resultado por ação e gerar um retorno de investimento um pouco acima do custo de capital médio ponderado da Pearson. Com relação à área de ensino superior, também consideramos extremamente atrativa e manteremos nosso investimento nesse segmento importantíssimo.