06/06/2012 - 21:00
Aviação
O empresário Constantino de Oliveira Jr., controlador da Gol, vice-líder da aviação comercial brasileira, tem um compromisso marcado para o dia 26 de junho, em Nova York. Nessa data, ele participará do Gol Day, na principal bolsa americana, a NYSE. Ao tocar o sino que marca a abertura do pregão, Constantino Jr. deverá ter boas novas para apresentar aos investidores. A principal delas é que estará concluído o processo de reestruturação, deflagrado no início deste ano, como resposta ao prejuízo de R$ 700 milhões sofrido pela Gol, em 2011. De lá para cá, a companhia cortou na própria carne: a força de trabalho diminuiu em 10%, para 17 mil empregados, por meio da demissão de funcionários e do congelamento de vagas abertas. O número de voos diários, caiu de 1,1 mil para mil, incluídos os da controlada, WebJet. As providências já produziram alguns resultados. O pre-juízo do primeiro trimestre ficou em R$ 41,4 milhões, com tendência a ser revertido, no período de julho a dezembro.
Tecnocracia
Tribo de Delfim e Dilma
O economista e ex-ministro Delfim Neto está encantado com a presidenta Dilma Roussef. Segundo ele, as medidas adotadas pelo seu governo, estão na direção certa. Conselheiro do ex-presidente Lula, Delfim tem uma identificação toda especial com Dilma:“Ela é um animal diferente de seus antecessores”, diz Delfim. “É uma tecnocrata.” Para ele, uma das qualidades decorrentes dessa definição é a capacidade da presidenta em não sucumbir às considerações políticas, atacando o que deve ser atacado. “Estou adorando esse matriarcado”, afirmou.
Frigorífico
Marfrig cria vice-presidência de ReIações Institucionais
O ex-secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, João Sampaio, foi contratado pelo empresário Marcos Molina para a recém-criada vice-presidência de Relações Institucionais do Grupo Marfrig. “A empresa necessitava de alguém que a representasse institucionalmente junto a seus diversos públicos, como a imprensa, governo e fornecedores”, afirma Molina.
Johnnie Walker compra cachaça brasileira
Curtas
O presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, não perde a oportunidade de defender a viabilidade da indústria sucroenergética brasileira. Em recente palestra, em Nova York, Pogetti afirmou que a produção nacional de etanol chegará a 52,8 bilhões de litros em 2021, frente aos 19,9 bilhões de litros da última safra.
A recém-criada GraalBio, comandada por Bernardo Gradin e especializada em combustíveis produzidos de palha da cana de açúcar, já está de olho em possíveis interessados em seus combustíveis nobres, como o bioquerosene. Um deles seria David Neeleman, dono da Azul linhas Aéreas cujo objetivo confesso é abastecer a frota com combustível renovável. “Ele tem dito que estaria disposto até a pagar ágio para garantir uma fatia da produção desse insumo. Por isso já o colocamos em nosso radar”, diz Gradin.
Automóveis
Vendas podem chegar a 4 milhões
Sérgio Habib, da chinesa Jac Motors no Brasil, fez as contas: com os recentes incentivos do IPI, o setor automobilístico poderá fechar o ano com a venda de quatro milhões de veículos, 15% a mais que em 2011. Um dos fatores é a reposição natural da frota. “Os brasileiros trocam de carro a cada três anos”, diz Habib. Isso significa que grande parte dos 3 milhões que compraram carros em 2009 deve trocá-los neste ano. “É preciso lembrar que o cenário econômico é mais positivo do que em 2009, em termos de PIB e emprego.”
Energia
Prejuízo agora na Cemat?
Os credores do Grupo Rede podem colocar as barbas de molho. Depois do pedido de recuperação judicial da distribuidora de energia elétrica paraense Celpa, o grupo avalia colocar uma outra companhia controlada na mesma situação: a Cemat, de Mato Grosso. A empresa, com endividamento de R$ 1,3 bilhão, tem apresentado resultados operacionais entre os piores do setor.
Colaboraram: Luiz Fernando Sá, Rosenildo Gomes Ferreira, Tatiana Bautzer