A cantora canadense Céline Dion revelou ter recebido o diagnóstico da síndrome de stiff-person, ou Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), em relato compartilhado nas redes sociais. A condição é uma doença neurológica rara que causa rigidez muscular progressiva e espasmos dolorosos.

“Tenho lidado com problemas de saúde há muito tempo e está sendo bem difícil para mim encarar esses desafios e falar sobre tudo o que venho passando”, afirmou Céline em vídeo publicado nessa quinta-feira (8).

+ Celine Dion revela que tem distúrbio neurológico raro e adia shows

“Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição, agora sabemos que isso é o que tem causado todos os espasmos que tenho tido”, relatou a cantora, que cancelou oito shows que faria em 2023 e adiou parte deles para 2024.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Céline Dion (@celinedion)

A SPR é uma doença autoimune e as causas exatas ainda são estudadas.

A síndrome afeta uma a cada 800 mil pessoas, estando associada a outras doenças autoimunes, como tireoidites , diabetes tipo 1 e vitiligo. De forma geral, a condição é mais comum após os 50 anos e em mulheres, em uma taxa de 60%, afirma o médico.

Na gravação, Céline disse que os espasmos causados pela doença têm afetado o dia a dia dela de várias maneiras, causando dificuldades que vão desde o caminhar até a usar as cordas vocais para cantar da maneira que ela estava acostumada.

Certos pacientes desenvolvem até mesmo ansiedade e medo de sair de casa. Em alguns casos, a SPR pode acometer apenas uma região do corpo, em outros, pode levar a movimentos anormais, incoordenação, dificuldade para falar e engolir e paralisia dos olhos.

Dependendo do quadro, a doença pode estar ligada a cânceres de pulmão e mam. Na maior parte dos casos, a doença começa com um desconforto muscular, rigidez na coluna e nas pernas, podendo afetar quadril, pescoço e ombros. Com o tempo, a pessoa passa a sentir dificuldade na locomoção, ficando encurvada e tendendo a quedas.

O tratamento para a síndrome da pessoa rígida é focado em aliviar os sintomas de dores e rigidez muscular com medicamentos, mas também é feito com terapia imunológica, envolvendo a infusão de imunoglobulina humana e imunossupressão. No ano passado, a cantora já havia cancelado shows que faria em Las Vegas, nos Estados Unidos, devido aos espasmos — à época, no entanto, ela ainda não havia divulgado o diagnóstico.

Em comunicado no final de 2021, Céline informou que os médicos estavam avaliando a condição e já haviam iniciado o tratamento, mas que os sintomas a proibiam de participar de ensaios e fazer apresentações.

A recuperação não costuma ser total, podendo evoluir para perdas funcionais, mesmo após o tratamento adequado ser iniciado.