O apresentador Sikêra Jr., de 56 anos de idade, está internado por conta de um quadro de otite bacteriana severa. A informação foi divulgada pela mulher dele, Laura Peixoto, em um vídeo divulgado em seu Instagram (confira abaixo), na noite desta quarta-feira (15)

A otite é uma infeção do ouvido médio, um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. As infecções de ouvido costumam ser dolorosas devido à inflamação e acúmulo de secreção no ouvido médio.

+ Saiba as diferenças entre rinite, sinusite, bronquite, faringite e otite

Complicações relacionadas à otite, como fluidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou infecções repetidas, podem causar problemas de audição e outras complicações graves.

Otites são causadas por bactérias e vírus. Um inchaço causado por um resfriado ou alergia pode bloquear as tubas auditivas — dois canais que ligam as orelhas médias à faringe. Dessa forma, a ventilação do ouvido médio fica comprometida. Isso propicia a invasão deste espaço por vírus ou bactérias.

O edema (inchaço) das tubas impedem que este fluido seja drenado, tornando aquele ambiente perfeito para as bactérias ou vírus proliferarem, formando a otite.

Outra forma de contrair otite é pela inflamação da adenóide, um órgão linfático (do sistema imune) localizado na parte de trás do nariz. Esta função pode torná-los particularmente vulneráveis à infecção e inflamação. Como a adenoide está perto da abertura da tuba auditiva, uma inflamação ou aumento dessas estruturas pode bloquear as tubas, contribuindo assim para a otite.

– Infecções bacterianas são as causas mais recorrentes de otite. Os tipos mais comuns são o Streptococcus pneumoniae (pneumococos), Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis

– Infecções virais são menos comuns, mas podem causar otite. O vírus sincicial respiratório (RSV) e o vírus da gripe (influenza) são os tipos mais frequentemente encontrados.

Condições que podem estar relacionadas à otite incluem:

Otite com efusão: inflamação e acúmulo de líquido (derrame) no ouvido médio sem infecção bacteriana ou viral. Isso pode ocorrer porque o acúmulo de líquido persiste após uma otite que foi tratada. Também pode ocorrer devido a alguma disfunção ou bloqueio não infeccioso das tubas auditivas

Otite média crônica supurativa: uma infecção do ouvido persistente que resulta em ruptura ou perfuração do tímpano.

Quanto tempo dura a otite?

De acordo com especialistas, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias.

A otite média costuma iniciar com um quadro viral, com gripes e resfriados, e a secreção nasal sobe ao ouvido médio em cerca de cinco a sete dias. A pessoa passa a apresentar sensação de ouvido tampado e dor, e pode também ter queixa de nariz entupido e secreção nasal. O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média por 10 dias.

Já no caso da otite interna (ou labirintite), que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar. Não falamos muito em tempo médio nesses casos, porque depende muito da evolução com o tratamento.