24/01/2024 - 10:58
No primeiro dia de greve geral na Argentina, que começa nesta quarta-feira, 24, um dos efeitos foi o cancelamento de voos, já que funcionários de companhias aéreas também aderiram a paralisação. Cerca de 34 voos foram cancelados e pelo menos um teve o seu horário alterado. Mas o que fazer caso seu voo tenha sido cancelado?
+ Governo Milei enfrenta primeiro dia de greve geral na Argentina; Gol e Latam cancelam voos
As companhias que fazem deslocamentos Brasil / Argentina são Gol e Latam. Ambas já se manifestaram sobre o caso.
A GOL, que opera voos para Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário, cancelou as viagens marcadas para esta quarta-feira. Segundo a empresa, passageiros terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, ou poderão solicitar reembolso integral. A comunicação da troca e/ou cancelamento será feita pela empresa por SMS e e-mail do clientes.
Em caso de dúvidas, a Gol atende pea Central de Relacionamento com o telefone 0300 115 2121. Para compras com milhas, o Cliente deve procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h. Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes.
Já a LATAM se adiantou e está oferecendo alternativas para que os passageiros alterem viagens. Os passageiros afetados por possíveis cancelamentos e/ou remarcações de voos na Argentina em 24 de janeiro poderão utilizar uma das seguintes opções:
- Alteração de data/voo:
Sem multa (tanto ida quanto volta) para uma nova data de viagem até 15 dias após a data original.
- Reembolso:
Podem ser solicitados sem multa para todos os bilhetes não utilizados.
Os passageiros devem confirmar o status do seu voo periodicamente no site https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status.
A AirHelp, empresa especializada em direitos de passageiros aéreos, reforça que, em casos de cancelamentos de voos, o cliente pode solicitar à companhia aérea acomodação para pernoite e translado de ida e volta para o hotel caso não haja passagens para o mesmo dia. Se estiver em sua cidade natal, o transporte de ida e volta para sua casa deve ser providenciado.