Com as redes sociais, qualquer trabalhador tem a oportunidade de falar mais abertamente sobre a sua rotina, inclusive no trabalho. 

Resumo: 

  • Especialista aborda os memes sobre a semana de trabalho e como os funcionários passam recados a partir deles;
  • Segunda-feira é o dia que os funcionários estão em ritmo lento;
  • A sexta é o dia mais esperado.

+WhatsApp libera anúncio no Facebook e Instagram; veja como será

Os dias da semana ganharam rótulos nas redes como a “segunda mínima” e “sextou” e os trabalhadores criaram uma espécie de conceitos, gírias e apelidos para caracterizar cada dia da semana trabalhado.

“Da ‘segunda-feira mínima’ ao ‘sextou’, têm surgido na internet vários termos criados pelos próprios trabalhadores para eles demonstrarem como sinceramente se sentem no ambiente organizacional. Está sendo aberto um diálogo saudável de formas divertida e espontânea entre os envolvidos por meio de postagens, memes, etc, mas que, no final das contas, tem um fundo de verdade e não pode ser ignorado”, analisa o CEO da Trilha Carreira Interativa, Bruno Martins.            

Para o especialista, esses são sinais que os funcionários estão dando para a gestão sobre como se sentem no ambiente de trabalho, mesmo que no contexto virtual e os gestores precisam levar isso em conta.          

“Assim como todas as mudanças no mercado de trabalho, os ajustes na rotina dos trabalhadores vêm sendo feitos em todas as fases das revoluções industriais e precisam continuar também na era da digitalização. Quem for estratégico, pode dar uma resposta criativa”, afirma.

Semana corporativa sob o ponto de vista do trabalhador na internet:

Segunda-feira mínima – Vem do termo em inglês “bare minimum monday”. Movimento iniciado pela executiva australiana Maria Jo Mayes. Depois do final de semana, este é o primeiro dia útil quando os colaboradores se sentem menos produtivos e ainda estão com ritmo lento. A ideia deles é que seja um dia mais tranquilo, com menos reuniões e com um espaço dedicado ao autocuidado com objetivo de reduzir a ansiedade, gerada com a “crise do domingo à noite”.

Super terça – Depois de o funcionário ter adiado os compromissos da segunda, esse é considerado o dia mais importante no trabalho. É quando é preciso colocar tudo em dia, sem a possibilidade de estender o deadline. Tem que trabalhar para fazer o que não fez ‘ontem’.

Quarta – É chamada ainda de ‘quarta-feira’ mesmo, sem apelidos. Apesar de marcar o meio da semana, é o momento de manter a produtividade em alta e conseguir sair do trabalho no horário porque é dia de futebol e do HH (happy hour) da firma.

Quase sextou – A quinta-feira é conhecida também como a nova sexta-feira. Todos já estão fazendo, ou não, planos para o final de semana, e pensando no descanso que se aproxima. 

Sextou – O dia mais esperado para quem pegou pesado no batente e está contando as horas ansiosamente para fazer o log off na máquina, ou seja, encerrar o expediente com chave de ouro.