O mercado de trabalho vem se transformando ao longo dos anos e, com isso, novas palavras começam a ganhar espaço e ser desejada cada vez mais pelas empresas. 

Uma das novas expressões é soft skills. Ao contrário das hard skills, habilidades técnicas e práticas que o funcionário precisa saber para desenvolver o seu trabalho, as soft skills são ligadas à habilidades sociais, como comunicação, criatividade na hora de solucionar problemas, entre outras. 

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A VP de Gente, Gestão e Performance da Cielo, Patrícia Coimbra, explica o que são essas habilidades, cada vez mais valorizadas pelas empresas. 

“Soft skills são habilidades comportamentais que dizem respeito às relações interpessoais e características que vão além do conhecimento técnico e incluem aspectos como boa comunicação, liderança, flexibilidade e resiliência, que são pontos decisivos no mundo corporativo”, apontou. 

De acordo com o levantamento do Infojobs, 77,2% dos profissionais de RH consultados afirmaram que hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. Para 20,3% as habilidades comportamentais já são mais importantes. 

Habilidades ganharam importância com empresas e trabalhos mais flexíveis 

Em uma época onde as empresas procuram cada vez mais proatividade em seus profissionais, quem consegue se destacar nessas habilidades acaba tendo mais chances de crescer dentro das companhias. 

“Trabalhar em colaboração para resolver problemas, ter empatia e desenvolver uma escuta ativa são exemplos de habilidades que vão além das hard skills e permitem que as pessoas estejam mais preparadas para atender às demandas como um todo, inclusive, são elas que apoiam uma transição de área e mudança de posição ou cargo”, explicou Coimbra.

É possível desenvolver soft skills? 

Estar à disposição e ter uma postura ativa frente às questões de trabalho são formas de desenvolver as habilidades comportamentais que podem fazer que você se destaque na sua empresa. Coimbra aponta que por mais diferentes que sejam as personalidades, portanto, é possível colaborar para que elas se desenvolvam.

“As habilidades comportamentais são uma característica notada tanto nas entrevistas de emprego quanto na rotina de trabalho. Por isso, demonstre vontade de fazer acontecer e de aprender, além de estar aberto a mudanças e transformações. Essa atitude vai além do conhecimento técnico, mas é tão importante quanto”, explicou. 

Como as lideranças podem usar as soft skills? 

As lideranças também devem ficar atentas e se apropriar das soft skills para melhorar o relacionamento e aumentar a produtividade do seu time. a VP aponta que uma aproximação mais respeitosa nesse sentido pode até mesmo ajudar na saúde mental dos funcionários. 

“Estimulamos todas essas competências em nossa liderança, mas quando se trata de saúde mental, conectamos muito com a competência da empatia assertiva e reforçamos o cuidado que todos precisam ter com o outro. Isso ajuda a tornar o ambiente psicologicamente saudável”, encerrou.