A saúde do presidente russo Vladimir Putin, de 69 anos, está sendo posta em xeque por diversas fontes. Ainda sem nenhum posicionamento oficial do Kremlin, as especulações vão desde câncer até que ele estaria com Mal de Parkinson. 

As especulações de que ele não estaria bem de saúde começaram com um vídeo em que Putin permanece segurando uma mesa por vários minutos em uma reunião com o ministro da defesa russo Boris Titov. 

+Em quatro meses, entrada de estrangeiros é 60% maior que em todo 2021

“A imprensa analisa a estranha postura corporal de Vladimir Putin na frente de seu ministro da Defesa, com os ombros levantados e sua mão direita tomando a mesa. Existem especulações sobre sua saúde há alguns anos, e seu último vídeo o mostra curvado e agarrado à mesa por 15 minutos”, tuitou a conta Alerta Mundial. 

Outro veículo que alertou sobre a condição de Putin é o jornal britânico The Independent. Segundo a publicação, um oficial de segurança russo informou que o presidente “não tem mais do que dois a três anos para permanecer vivo” e que tem “uma forma grave de câncer em rápida progressão”. 

Outra figura que especulou sobre a saúde do presidente russo foi o espião britânico Cristopher Steele. Em entrevista à Sky News ele contou que fontes disseram a ele que Putin está com a saúde seriamente debilitada, mas ainda não se sabe a natureza da doença. 

O chefe da inteligência militar ucraniana Kyrylo Budanov também reforçou a informações para a Sky News, contando que, por conta disso, há uma movimentação para que haja um golpe para destituí-lo do poder.