23/11/2004 - 8:00
Agrale. Para os donos de propriedades rurais, a marca é sinônimo de tratores leves. Só neste ano, as vendas subiram 72%. Já os grandes frotistas de ônibus reconhecem na empresa gaúcha, sediada em Caxias do Sul, a líder na confecção de chassis ? ela possui 47% de participação entre os ônibus leves. A companhia de 38 anos remete, ainda, à produção de motores, máquinas, equipamentos. A diversidade de atuação permite invejável saúde financeira: em 2003, ela faturou R$ 303 milhões. Espera atingir R$ 400 milhões neste ano e suplantar em 10% esse valor para 2005. Tantas virtudes, porém, jamais conseguiram sublimar, especialmente para aqueles com mais de 30 anos, o rótulo de fabricante das estridentes motocross dos anos 80. Se incomoda? Se a Agrale pretende se livrar dele? Claro que não. Melhor aproveitá-lo para estrear em um novo segmento que, quem sabe, seduza os ex-motoqueiros, e atuais trintões. Surge o jipe Marruá, um valente e robusto veículo 4×4 para atingir em cheio os amantes de off-road. De olho no segmento militar, a Agrale prepara um batalhão de jipes, incluindo versões de carga e carroceria longa.
?Como veículo de reconhecimento militar, o Marruá é robusto, de fácil manutenção e preço acessível. Há uma enorme demanda mundial por essa configuração?, informa Flávio Crosa, diretor de vendas. No mercado interno, as expectativas são igualmente positivas: as Forças Armadas possuem uma frota de veículos envelhecida. A maioria ainda consiste de Jeep Willys dos anos 50 e 60. ?Nosso veículo está em fase final de homologação. Na próxima licitação, o Marruá já deve concorrer?, afirma Crosa. Ousada, a empresa está apresentando, também, a linha de chassis Midbus, que pretende reinventar o transporte coletivo no Brasil, posicionando-se entre vans de lotação e ônibus convencionais. De fato, a safra tem sido boa. Mas nem sempre foi assim. Fundada em 1965 pelo grupo Francisco Stedile, a empresa quase sucumbiu em 1996. Com o colapso do setor agrícola, ela foi fortemente atingida com a recessão, pois só atuava em tratores leves. Daí a vocação atual em participar de diversos segmentos. ?O segredo é produzir pequenos volumes para vários nichos?, ensina o executivo. A Agrale aprendeu (bem) a lição.