oreinoinverno80_1.jpg

“Nosso diferencial é proporcionar qualidade nos mínimos detalhes”

JOÃO DORIA JR., presidente da Doria Associados

 

João Doria Junior, 49 anos, caminha devagar pela praça de alimentação do seu shopping sazonal, o Market Plaza, de Campos do Jordão, a cidade paulista que ferve durante o inverno. Ele pára, presta atenção no movimento e, como se algo fora do comum tivesse acontecido, segue em direção a uma cadeira. Em vez de sentar, Doria puxa-a e a transfere para o lugar devido. O que parece simples a um olhar desatento é crucial para o empresário, conhecido por sua obsessão pelos detalhes. São cuidados que ele cultiva tanto no trato dos negócios como nas relações pessoais com os maiores empresários do País. A receita, ao que parece, é infalível. Se ele já fazia sucesso com o Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE, agora está se tornando o rei do inverno na badalada Campos do Jordão. Além do shopping Market Plaza, no centro de Capivari, ele acaba de inaugurar o Boulevard Market Plaza, um centro de lazer, gastronomia e arte, a quatro quilômetros do burburinho da cidade. Ao todo, os dois empreendimentos devem receber 330 mil visitantes e movimentar mais de R$ 200 milhões durante os 60 dias em que estarão abertos. “Nosso diferencial é proporcionar qualidade nos mínimos detalhes”, diz Doria.

Inaugurado no último dia 6, em Lagoinha, bairro nobre de Campos do Jordão, o Boulevard, com dois mil metros quadrados de área construída e mais oito mil metros quadrados de área de preservação ambiental, tem como objetivo ser um centro de gastronomia, arte e lazer. Para desenvolver o projeto, João Doria e sua equipe botaram em prática um sistema parecido com o utilizado no Market Plaza. São cotas de patrocínios, apoios locais e sistemas diferenciados de locação que atraem a atenção de grandes marcas. Não faltaram interessados no projeto. Empresas como Vivo, Nestlé, Haagen-Dasz compraram a idéia e fizeram as malas rumo ao frio da serra.

A Vivo, por exemplo, levou ao Boulevard o seu projeto Cine Vivo, um cinema móvel com capacidade para 90 pessoas. “É uma ótima ocasião para desenvolvermos nossas ações de relacionamento com um público diferenciado”, declara Felipe Barahona, assessor de eventos e marketing promocional da Vivo. Além de ações como essas, o espaço também atraiu o interesse de profissionais que buscam maior visibilidade para seus negócios. É o caso do paisagista Roberto Riscala, que, além de ter projetado toda a área externa do Boulevard, também terá um espaço para a divulgação de seu trabalho. “A expectativa é que essa oportunidade abra novos negócios de trabalho”, destaca o paisagista.

O Boulevard é, na verdade, filhote de um dos projetos mais audaciosos da empresa de Doria: o Market Plaza. Criado há 12 anos com um investimento inicial de R$ 25 milhões, era um negócio incerto. Não é para menos, tratase de um shopping que funciona apenas dois meses por ano. Acontece, contudo, que deu certo. Doria, como um ímã, conseguiu reunir várias marcas em torno do projeto. Só neste ano são 80. “Estamos divulgando nosso produto no local onde o nosso público-alvo está concentrado”, explica Francisco Simom, gerente de marketing da Sony para a categoria VAIO, que vende notebooks. “Em apenas dois dias, atingimos 20% de nossa expectativa de vendas”, faz coro Evelyse Britto, diretora-geral da Dior. Doria, por sua vez, aplaude e registra os lucros. “Nestse ano, devemos crescer 20%.” É um detalhe imprescindível para o futuro do negócio.