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NA SEGUNDA QUINZENA de dezembro, o empresário Miguel Abuhab partiu com a família para a praia com a sensação de estar ainda mais próximo de um antigo objetivo de vida. O fundador da Datasul e atual membro do conselho da Totvs – considerada a Ambev do software corporativo – tem se dedicado a uma tarefa quase messiânica: atingir a liderança mundial em softwares para a gestão de cadeia de suprimentos. Seu último passo rumo ao topo fora a aquisição da americana Agentrics, por US$ 50 milhões, em agosto. Mas o incansável patriarca dos softwares revelou com exclusividade à DINHEIRO que encerrou 2008 com chave de ouro ao comprar a holandesa Vivacadena, no dia 9 de dezembro, por 5,5 milhões de euros. Com a aquisição, Abuhab expande as operações de suas empresas na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. “É melhor investir naquilo que a gente conhece do que apostar na compra de imóveis ou na bolsa de valores, por exemplo”, diz seu Miguel, como é conhecido no mercado.


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Aos 64 anos, a palavra aposentadoria não faz parte de seu vocabulário. “As pessoas se aposentam para fazer o que gostam, mas eu já faço o que gosto”, afirma. Após vender a Datasul por US$ 778 milhões à Totvs, ele participa mensalmente de reuniões na companhia. Mas a maior parte do seu tempo ele dedica a dar mais musculatura à sua galinha-dos-ovos-de-ouro, a NeoGrid, empresa especializada em soluções em supply chain. A companhia adquiriu a Xplan Business Solutions em 2006 e a Mercador (do Grupo Telefónica) em 2007, ambas do mesmo setor. De acordo com a IDC, ela é hoje líder nacional do segmento. O grupo de seu Miguel é composto por três empresas que, juntas, atuam em mais de 24 países, possuem mais de 400 funcionários e atendem mais de 600 clientes. Só a NeoGrid tem mais de 300 clientes, entre eles a Pepsico, Sadia, Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Wal-Mart e Havaianas. No entanto, Abuhab tinha planos mais ambiciosos para a NeoGrid: conquistar o status de multinacional, proeza que sua primeira cria, a Datasul, não atingira. Daí o interesse pelas companhias estrangeiras. A americana Agentrics atende a 13 das 25 maiores redes de varejo mundiais, que correspondem a cerca de U$ 1,2 trilhão em faturamento. Fundada em 2001, a companhia já ajudou seus clientes a economizarem mais de U$ 6 bilhões em despesas com suas soluções. Em seu portfólio figuram grandes marcas como Groupe Casino e Best Buy. Já com a holandesa Vivacadena, ele espera conquistar uma nova tecnologia. “Não se trata de uma empresa grande, mais sim de uma especialista em consultoria estratégica para complementar nosso know-how”, afirma seu Miguel.

O segmento de gestão de cadeia de suprimentos virou uma quase obsessão para o empresário. “Nossa tecnologia é capaz de reduzir pela metade os estoques dos varejistas, aumentando de 15% a 20% seu faturamento”, afirma. De acordo com o IDC, a projeção é de que no Brasil o mercado de software para cadeia de suprimentos tenha crescido 17,5% em dólares, em 2008. Juntas, Agentrics e Vivacadena estão entre a oitava e nona posição no ranking mundial. Até 2010, a intenção de seu Miguel é unir forças das recémadquiridas com a NeoGrid. “Ele é dessa estirpe de quem constrói o Brasil sem esperar favores de ninguém, nem que a sorte o abençoe. Simplesmente vai lá e faz”, escreveu Antônio Machado de Barros em Um homem que não para!, biografia de Miguel Abuhab.

De férias até o final de fevereiro, o rei do software antecipa à DINHEIRO que as aquisições não têm data para terminar. “Estamos no mercado, temos empresas à nossa procura e dinheiro em vista. Não há motivo para parar”, encerrou seu Miguel, pronto para partir num passeio de barco com a família por Angra dos Reis.