09/04/2008 - 7:00
O ITALIANO MAURIZIO BORLETTI SEMPRE foi apaixonado por arqueologia. Mas a influência da família de empreendedores falou mais forte. Aos 41 anos, representa a quinta geração dos Borletti, que, segundo ele, exercem um papel primordial no desenvolvimento da economia italiana desde 1860. Essa base familiar, confessa, o ajudou a traçar seu caminho, após a morte prematura de seu pai. ?Eu não herdei nenhuma sociedade. Sempre tive liberdade de escolha, mas acabei seguindo meus antepassados?, contou ele à DINHEIRO, enquanto dirigia seu carro na região de Bolonha, na Itália, e dias antes de embarcar para o Brasil, onde participará do Fashion Marketing, em São Paulo. Nos últimos anos, ele parece ter se dedicado com afinco a uma missão quase messiânica: resgatar a tradição familiar e manter viva uma linhagem de desbravadores do mundo corporativo com um projeto ambicioso: montar uma rede européia de lojas de departamento, ?uma em cada país do Velho Continente?, como ele mesmo define. Seu primeiro passo nessa direção foi na Itália, com a compra da Rinascente. Depois, desembarcou na França e arrematou a Printemps, um dos templos do luxo no país. Tudo indica que a Alemanha seja seu próximo destino. Borletti acaba de efetuar um investimento imobiliário de 5 bilhões de euros no país.
O resgate da tradição familiar, porém, começou anos atrás ao reerguer a centenária Christofle, marca francesa de utensílios de mesa. Aos 25 anos, Borletti trocou Milão por Paris, e investiu US$ 12 milhões no negócio.
Quando assumiu a marca, havia 14 lojas Christofle espalhadas pelo mundo. Ao partir, deixou 85 unidades para trás. Com a experiência adquirida, o italiano não pensou duas vezes quando, em 2005, a família Agnelli colocou à venda a rede de lojas de departamento Rinascente. Com o suporte de um grupo de investidores, pagou 800 milhões de euros por ela, segundo a imprensa local. A compra representou uma questão de honra para Borletti. A marca fora fundada por seu avô, em 1917. A família havia comprado a rede milanesa Bocconi, mas, algumas semanas depois, o imóvel situado na Piazza Duomo, foi destruído por um incêndio. Durante a reconstrução, o prédio foi batizado pelo poeta Gabriele d?Annuzio de Rinascente, renascimento em italiano.
?À frente da Christofle, conheci as melhores e as piores lojas de departamento do mundo. Eu sabia que a Rinascente tinha potencial para se desenvolver e se transformar em algo muito mais performático?, conta.
Um ano após a aquisição da Rinascente, Borletti e um grupo de investidores compraram a francesa Printemps, por aproximadamente 1 bilhão de euros. A rede de lojas de departamento conta com 17 unidades na França, além de duas fora do país (em Andorra e em Tóquio), e mais cinco afiliadas.
Borletti vê nas lojas de departamento uma grande oportunidade de negócios, até agora mal explorada, segundo ele. Para muitos especialistas, esse modelo de varejo está em declínio. Borletti continua a investir 100% de sua energia no modelo. Para ele, tudo é uma questão de definir prioridades. ?Poucos têm a experiência que desenvolvi nesse ramo. Esse é o meu diferencial?, afirma o italiano. Em meio a tantos negócios, Borletti diz que ainda sobra tempo para se dedicar aos filhos, cinco no total. ?Eu tenho uma família bem internacional: sou italiano, minha mulher é americana e meus filhos nasceram na França?, conta. ?Por enquanto, moramos em Paris e sempre que possível procuro praticar atividades físicas a céu aberto com eles?, revela. A ?família internacional? e as constantes mudanças de endereço fizeram de Borletti um poliglota, que até arrisca umas palavras em algo próximo ao português: ?Eu falo brasileiro?, diz ele.