05/03/2008 - 7:00
, foram exatos dois anos e dez meses ou 1.035 dias de espera. Desde 30 de abril de 2005, o The Plaza, lendário hotel localizado na Quinta Avenida com imponente vista para o Central Park, permaneceu fechado para reformas. Comprado pelo grupo israelense Elad Properties por US$ 675 milhões, ele consumiu mais US$ 400 milhões. Tudo para revitalizar e remodelar os ambientes nos quais passaram pessoas como a diva Marilyn Monroe, o ex-presidente americano John Kennedy e a nata da aristocracia mundial, como os Rockefeller e os Vanderbilt. A única parte que continua intacta é a fachada, tombada pelo Patrimônio Histórico dos Estados Unidos. De resto, tudo mudou: o antigo espaço de 805 suítes foi reduzido para 282 suítes de hóspedes, e mais 182 apartamentos residenciais de luxo, que vão de um estúdio até coberturas triplex com preços que variam de US$ 2,5 milhões a US$ 40 milhões, foram criados. Ainda sobrou espaço para o The Plaza Retail Collection, um centro de lazer e consumo de 14,8 mil metros quadrados que abrigará dezenas de lojas e o luxuoso Spa Caudilie. Quem quiser conhecer tudo isso, agora, poderá. Desde o dia 10 de março, o The Plaza reabriu suas portas. Com a mesma pompa de sempre, é bom frisar.
O TEMPO PASSOU DEVAGAR
O condomínio The Plaza será a moradia de milionários, como o poderoso chefão da scuderia Renault, Flavio Briatore, que desembolsou US$ 25 milhões por um apartamento. Lá também estarão o estilista Tommy Hilfiger, que pagou US$ 18 milhões, e James Cayne, o ex-CEO do banco Bear Sterns, que tirou US$ 25 milhões do bolso para ter um cantinho no Plaza. Além dos apartamentos residenciais, 150 suítes de hóspedes também serão vendidas. Se optar por esse modelo, o futuro proprietário poderá passar 120 noites por ano na suíte e, no restante do tempo, receberá 95% do rendimento por sua locação. Os quartos, que variam de 47 m2 a 195 m2, irão custar de US$ 1,6 milhão a US$ 9 milhões. As diárias, por sua vez, vão de US$ 1 mil até US$ 20 mil. Com a reforma, todos os quartos e apartamentos foram automatizados com o AMX System, que permite ao hóspede se comunicar com uma equipe de funcionários ao toque de um botão. A decoração também merece destaque. Tudo remete ao estilo Luis XV. Nos banheiros, as torneiras e as bordas das pias foram banhadas a ouro.
As mudanças, porém, não são os únicos atrativos do novo Plaza. Alguns ambientes históricos foram mantidos. O Grand Ballroom, espaço onde foi realizada uma festa em comemoração ao sucesso do livro ?A Sangue Frio?, do escritor Truman Capote, continuará em atividade. O Oak Bar, conhecido por receber fregueses assíduos como os escritores Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald, também foi mantido. ?Até 2005 chegamos a vender por mês 30 pacotes de viagens com hospedagem no The Plaza?, relembra Magda Nassar, diretora comercial da operadora de turismo Soft Travel.