Com o avanço acelerado da segmentação e a chegada de novos competidores nos últimos anos, como as grandes redes varejistas (Walmart, Carrefour e Casas Bahia) e os sites de compras coletivas.  Em meio a esse cenário, o perfil dos consumidores que compram pela internet também está mudando, com a inclusão de pessoas da classe C. O infográfico abaixo ajuda você a compreender melhor o novo retrato do comércio eletrônico nacional.

 

74.jpg

 

 

Hay que vender 

 

O WikiLeaks, que se notabilizou por publicar documentos sigilosos da diplomacia internacional, lançou uma loja virtual (http://wikileaks.spreadshirt.com/ ) que vende uma variada gama de produtos inspirados no site: camisetas, bonés, gorros e até guarda-chuvas. A intenção é arrecadar fundos para manter o projeto em funcionamento. A estrela da lojinha é o fundador do site, Julian Assange, que é retratado em camisetas de variadas cores. Detalhe: uma estampa com o criador do WikiLeaks o associa à famosa foto de Che Guevara feita pelo fotógrafo Alberto Korda, e vem com a mensagem: “Viva la información!”       

 

69.jpg

 

 

IPAD 2, a missão 

 

A Apple marcou para esta semana um evento com jornalistas nos EUA. No convite enviado, a empresa não revela o motivo do encontro,  que acontecerá no dia 2 de março, mas um detalhe no material – um sugestivo pedaço da imagem de um tablet – reforçou as suspeitas da imprensa internacional de que se trata do lançamento do iPad 2, notícia aguardada há várias semanas.  

 

72.jpg

 

 

Prateleira

 

73.jpg

 

Latitude 2120, da Dell – O netbook para estudantes está disponível nas cores azul, preta e vermelha. Acabamento emborrachado e com alça para facilitar o manuseio. Por R$ 1.199

 

 

Fraude chinesa 

 

O Alibaba.com, maior companhia de comércio eletrônico da China, anunciou a renúncia do CEO, David Wei, e do diretor de operações, Elvis Lee. Razão: foi registrado um aumento significativo de transações fraudulentas na empresa. O Alibaba.com  afirmou que Wei e Lee não são pessoalmente acusados e que ambos tentaram acabar com as irregularidades. A renúncia dos executivos, no entanto, se deve ao “mau funcionamento do sistema”. O Alibaba.com tem mais de 210 mil usuários no Brasil, pouco em relação aos mais de 56 milhões de fornecedores e compradores espalhados por 240 países.  

 

 

Meu nome é Facebook

 

Em sinal de gratidão, um pai egípcio deu o nome de Facebook a sua filha recém-nascida. O homem fez a homenagem em função de a rede social de Mark Zuckerberg  ter sido importante na mobilização para os protestos que culminaram na renúncia do ditador Hosni Mubarak, do Egito.  A notícia foi dada pelo jornal egípcio Al-Ahram. O periódico informou também que a capital do país, Cairo, é palco de um sem-número de manifestações de agradecimento ao Facebook, por meio de grafites e pichações nos muros.  

 

71.jpg

 

 

Resposta instantânea

 

70.jpg

Dayton Semerjian, presidente da unidade de 
negócios de mainframe da CA Technologies  

 

Qual a importância da área mainframe (computadores de grande porte) para a CA?

Somos uma empresa de US$ 4,5 bilhões de faturamento. Cerca de 65% desse valor vem dos softwares e serviços para mainframe.

 

Qual a relevância do Brasil na estratégia da companhia?

O Brasil tem um mercado mainframe altamente avançado, forte e maduro, algo único no mundo, e que continua a se expandir velozmente. Em 2010, crescemos 80% aqui. Estou no País para mostrar a nossos clientes e parceiros a próxima geração de softwares de gerenciamento de mainframes.

 

O mercado mainframe vive um momento de risco?

De forma alguma. Ao contrário do que muitos dizem, os mainframes não são dinossauros ou um sistema legado. O segmento continua a avançar. Nosso desafio é simplificar o seu gerenciamento, pois os primeiros especialistas estão envelhecendo e se aposentando em todo o mundo. 

 

Quais os planos para o Brasil?

Não posso revelar valores, mas estamos fazendo grandes investimentos no País. Posso dizer que costumamos avançar em muitos países por meio de aquisições, mas não sei quando isso vai acontecer no Brasil. 

 

Com Bruno Galo