O Rio de Janeiro está “pronto para receber o mundo” durante os Jogos  Olímpicos que irão começar em três semanas, comemorou o COI nesta  segunda-feira (11).

Nawal El Moutawakel, chefe da comissão de coordenação do Comitê  Olímpico Internacional (COI), disse que a última visita ao Rio antes dos  Jogos mostrou que todas as instalações esportivas e a Vila Olímpica  estavam quase concluídas.

“Desde a visita ao Corcovado e ao Pão de Açúcar até as espetaculares  instalações na Barra ou em Deodoro, passando pelo icônico estádio do  Maracanã até a praia de Copacabana, não imagino cenários mais  espetaculares para que os melhores atletas do mundo mostrem seus  talentos”, indicou El Moutawakel em um comunicado.

Os Jogos do Rio, os primeiros organizados na América do Sul, acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto.

O Brasil vive uma forte recessão e uma crise política que tem a  presidente Dilma Rousseff podendo ser destituída de seu cargo em uma  votação no Senado prevista para poucos dias após a cerimônia de  encerramento.

E a 25 dias da Rio-2016, continua a preocupação com a contaminação da  baía de Guanabara, onde será realizada a regata olímpica; com o vírus  da zika; a violência e com a linha 4 do metrô, que deverá ser inaugurada  quatro ou cinco dias antes do início do evento.

O COI, no entanto, enviou uma mensagem de confiança e indicou que  estes assuntos foram abordados satisfatoriamente. Sobre a baía,  assinalou, por exemplo, que os níveis de contaminação da água estão  ”muito melhores”.