19/04/2006 - 7:00
No próximo dia 5 de junho, o canal de TV por assinatura GNT põe no ar uma nova atração: ?Me Poupe?, programa semanal que pretende levar a economia para dentro de casa por meio de uma linguagem acessível e humor. O objetivo é discutir a relação das pessoas com o dinheiro e ensinar a lidar com ele de forma saudável. A atração eletrônica faz parte de um movimento recente que tenta responder a um novo fenômeno no País: a busca dos brasileiros por fontes de informação e educação financeira. A estabilidade econômica e a possibilidade de planejamento de longo prazo, unidas ao bom momento do mercado de capitais, são fatores que explicam a tendência. ?No ano passado, tivemos um recorde de empresas que realizaram a abertura de capital na Bolsa, a economia está aquecida, é natural o interesse pelo assunto?, diz Alexandre Vasco, titular da Superintendência de Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). ?No Brasil, porém, é preciso um trabalho de educação sobre mercado financeiro paralelo a iniciativas de educação básica sobre dinheiro?, diz. ?Neste momento, isso está começando a ocorrer.?
O ?Me Poupe? pretende avaliar situações da vida real das pessoas. O economista Daniel Balaban será apresentador e espécie de ?personal trainer? financeiro, que irá até a casa das pessoas para dar orientação individualizada. O programa, exibido às segundas-feiras às 22h, terá também a presença de economistas e psicólogos e entrevistas com famosos. ?A grande diferença do programa é o tom otimista que queremos imprimir?, diz Balaban. Evitar expressões herméticas do ?economês? é uma das preocupações centrais dos produtores. Essa postura tira engravatados do universo fechado da economia para introduzi-los no cotidiano. Marco Mello, diretor de pesquisas da corretora Ágora Sênior, no Rio de Janeiro, é um exemplo de gestor que ficou conhecido graças à orientação de clientes. Ele passou a ser chamado nas ruas desde que começou a apresentar um dos programas de um canal de TV pela web (www.agorasenior.com.br) criado pela corretora. São três blocos diários sobre o mercado financeiro. Para gravá-los, a Ágora investiu US$ 100 mil na montagem de um estúdio próprio. Segundo o superintendente da CVM, esse é um termômetro do cenário atual. ?As instituições financeiras já perceberam a necessidade de orientar os investidores iniciantes e estão investindo nisso, o que indica um avanço do mercado de capitais?, avalia.
Seguindo a tendência, as jornalistas Mara Luquet e Andrea Assef trabalham na criação de dois programas de entrevistas na internet nos quais pretendem oferecer educação financeira básica e dicas de investimento no mercado de capitais. Responsáveis pela editora especializada Letras&Lucros, Mara e Andrea levam ao ar seu primeiro programa em maio. Toda semana, Andrea entrevistará consultores sobre temas como orçamento pessoal. Mara vai encontrar-se com gestores renomados do País. Os programas ficarão disponíveis no site da editora (www.letraselucros.com.br). ?Queremos que o investidor saiba quem é o gestor da sua aplicação, porque o perfil dele pode ser decisivo para a rentabilidade?, explica Mara.
US$ 100 mil foram investidos pela corretora Ágora Sênior na montagem de um estúdio de TV próprio
CURIOSIDADE EM ALTA
Conheça os dados da CVM sobre as dúvidas dos investidores no Brasil:
235.153 consultas sobre o mercado financeiro foram feitas à entidade em 2005
170 % foi o aumento do número de questões enviadas no ano passado em relação a 2004
238 perguntas foram enviadas no último mês de março sobre empresas listadas em Bolsa
16.515 cartilhas financeiras foram baixadas do site da instituição no ano passado