16/11/2011 - 21:00
Concorrência
As garrafas verdinhas da Heineken garantiram presença na primeira edição brasileira do Lollapalooza, importante festival americano de rock. A ser organizado pela Geo Eventos, em São Paulo, em abril de 2012, representará o terceiro grande evento musical patrocinado pela bebida, no Brasil. A Heineken também molhou as gargantas de espectadores do Rock in Rio e do SWU. Sua rival no segmento de cervejas premium, a Budweiser, trazida de volta ao País pela AB InBev, assegurou a sua marca no Planeta Terra e nos shows individuais de Pearl Jam, Eric Clapton e Rihanna. Fora do nicho premium, a empresa oficializou patrocínio aos carnavais de Salvador, com a marca Brahma, e de rua do Rio de Janeiro, com a Antarctica.
Campanha
O windows 7 e as estrelas
A Wunderman, agência do grupo Newcomm, do publicitário Roberto Justus, produziu uma série de seis vídeos para a campanha Meu Mundo, Meu Computador, encomendada pela Microsoft. Com o propósito de divulgar o sistema operacional Windows 7, ela mostrará as experiências de celebridades com o PC. O primeiro da série é estrelado pela MariMoon, a VJ da MTV e estrela da internet brasileira.
Mídias sociais
Fusca ou Kombi?
A Volkswagen promete fabricar seu carro mais social. Uma campanha, na Holanda, pede aos usuários do Facebook que cliquem no botão Curtir para escolher um Fusca ou uma Kombi. O mais votado terá uma unidade especial produzida, com detalhes característicos das mídias sociais. O Fanwagen, como foi batizado, terá placa com o status de relacionamento, mural de recados e impressão de notícias.
Evento
Clube de experiências
O Experience Club, organizado pelo empresário Ricardo Natale (à esq.), reuniu, na segunda-feira 7, cerca de 120 presidentes e principais executivos de empresas para uma edição gourmet de seus encontros. O jantar, preparado pelo chef Luca Gozzani, na Casa Fasano, em São Paulo, contou com dez patrocinadores. Para 2012, todas as cotas de patrocínio do Experience Club estão sendo renovadas.
Livro
O rei da publicidade moderna
De chef de cozinha e vendedor de porta em porta a criador da publicidade moderna. Morto em 1999, o inglês David Ogilvy, fundador da Ogilvy & Mather, em 1948, ganhou uma biografia. O rei da Madison Avenue, avenida de Nova York onde estão as principais agências de publicidade dos EUA, chega às livrarias nacionais pela Editora Cultrix.
Bate-papo
Rino Ferrari Filho, presidente da Rino Com e diretor da Icom para a América Latina
O presidente da Rino Com e da Icom uma rede de agências de médio e pequeno porte, Rino Ferrari Filho, fala sobre as tendências dos investimentos em marketing interativo:
Qual o volume de investimentos em marketing interativo para os próximos anos?
O marketing interativo, que engloba mídias sociais, e-mail, celular e busca, se torna cada vez mais importante. Nos EUA, responde hoje por fatia de 16% dos investimentos em publicidade. Até 2016, deve crescer para 26%, passando de US$ 34 bilhões para US$ 76 bilhões anuais.
Qual é a fatia das mídias sociais?
Ainda não é o canal que recebe o maior volume de recursos, mas é o que tem crescido mais rapidamente. Até 2014, as empresas americanas devem dobrar os investimentos em mídias sociais, para US$ 3 bilhões.
Qual o maior desafio da publicidade digital?
É preciso ter uma mescla de profissionais que saibam criar campanhas com linguagem voltada para o mundo online e gente que entenda de tecnologia para dizer se a ideia desenvolvida é viável ou não.
Colaborou Érica Polo