Deixar os bebês assistirem a tablets e TV pode prejudicar seu desempenho acadêmico e bem-estar emocional mais tarde, de acordo com um novo estudo.

Os pesquisadores descobriram que o aumento do tempo de tela durante a infância foi associado a um pior funcionamento executivo quando a criança tinha 9 anos de idade, de acordo com o estudo publicado na segunda-feira na revista JAMA Pediatrics .

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As habilidades de funcionamento executivo são processos mentais que “nos permitem planejar, focar a atenção, lembrar de instruções e fazer malabarismos com várias tarefas com sucesso”, de acordo com o Harvard University Center on the Developing Child .

Essas habilidades de funcionamento executivo são importantes para a cognição de nível superior, como regulação emocional, aprendizado, desempenho acadêmico e saúde mental, de acordo com o estudo. Eles influenciam nosso sucesso social, acadêmico, profissional e na forma como cuidamos de nós mesmos, disse a Dra. Erika Chiappini, professora assistente de psiquiatria e ciências comportamentais na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

“Embora esses processos cognitivos se desenvolvam naturalmente desde a infância até a idade adulta, eles também são afetados pelas experiências que temos e quando as temos em nosso desenvolvimento”, disse Chiappini, que não participou do estudo, por e-mail.

Os resultados apóiam as recomendações da Academia Americana de Pediatria, que desencoraja todo o tempo de tela antes dos 18 meses de idade, com exceção do bate-papo por vídeo, disse a Dra. Joyce Harrison, professora associada de psiquiatria e ciências comportamentais da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Harrison não estava envolvido na pesquisa.

O estudo analisou dados do Growing Up in Singapore Towards healthy Outcomes, ou GUSTO, que pesquisou mulheres de todas as origens socioeconômicas durante o primeiro trimestre da gravidez. A amostra foi composta por 437 crianças submetidas a exames de eletroencefalografia (EEG), que são usados ​​para observar as vias neurais das funções cognitivas no cérebro, aos 1, 18 meses e 9 anos de idade.

Os pais relataram o tempo de tela de cada criança, e os pesquisadores descobriram que havia uma associação entre o tempo de tela na infância e a atenção e a função executiva aos 9 anos de idade, de acordo com o estudo.

Mais pesquisas precisam ser feitas, no entanto, para determinar se o tempo de tela causou prejuízos na função executiva ou se existem outros fatores no ambiente da criança que os predispõem a mais tempo de tela e pior funcionamento executivo, observou o estudo.

O que as crianças precisam
Em um período repleto de aprendizado como a infância, um dos grandes problemas com o uso da tela é que as crianças pequenas não aprendem muito com elas, de acordo com a AAP.

“Não há substituto para a interação, modelagem e ensino de adultos”, disse Harrison.

Os bebês têm dificuldade em interpretar as informações apresentadas em duas dimensões, como nas telas, e têm dificuldade em distinguir a fantasia da realidade, disse Chiappini.

“Bebês e crianças também são aprendizes sociais e se beneficiam muito da interação de ida e volta com outras pessoas (adultos e crianças), o que é difícil de conseguir com as telas”, disse Chiappini por e-mail.

Quando se trata de regulação emocional, bebês e crianças pequenas podem aprender com seus cuidadores quando eles modelam o autocontrole ou ajudam a rotular emoções e expressões apropriadas, acrescentou ela.

Por exemplo, você pode dar a uma criança opções do que ela pode fazer quando está brava, como fazer uma pausa ou respirar profundamente, em vez de comportamentos inadequados, como bater, disse Harrison.

Falar sobre emoções pode ser muito abstrato para crianças em idade pré-escolar e, nesses casos, usar zonas coloridas para falar sobre emoções pode ser útil, disse a Dra. Jenny Radesky, pediatra de desenvolvimento comportamental e professora associada de pediatria no Michigan Medicine CS Mott Children’s Hospital. . Radesky não estava envolvido na pesquisa.

A calma e o conteúdo podem ser verdes; preocupado ou agitado pode ser amarelo; e chateado ou com raiva pode ser vermelho, usando gráficos ou imagens de rostos para ajudar as crianças a combinar o que estão sentindo com sua zona de cor. Para reforçar isso, os adultos podem falar sobre suas próprias emoções em termos de cores na frente de seus filhos, disse Radesky em um artigo anterior da CNN .

Pais e filhos podem analisar as cores juntos e criar ferramentas calmantes para as diferentes zonas, acrescentou ela.

Para fortalecer essas habilidades de funções executivas, Harrison diz que é importante fornecer envolvimento estruturado onde uma criança possa resolver problemas na medida em que puder em seu nível de desenvolvimento – em vez de ter problemas resolvidos para eles.