Campanha

 

A principal campanha global da Nike em 2012 recebe agora uma versão brasileira, elaborada pela Wieden+Kennedy, de São Paulo. Com o mote “Encontre a sua grandeza”, a empresa americana de material esportivo criou uma alternativa às propagandas focadas nos grandes atletas. No filme brasileiro, a Nike mostra anônimos e crianças com destaque idêntico ao concedido a estrelas dos esportes – como o jogador de futebol Neymar, o lutador de MMA Anderson Silva, a saltadora Maurren Maggi e o surfista Pedro Scooby, acompanhado de sua esposa, a atriz Luana Piovani. O objetivo é mostrar que todos podem buscar a superação na prática esportiva.

 

19.jpg

 

 

 

Patrocínio


O vermelho está morto

 

A Renault, cujos motores equipam o carro da Red Bull Racing, comemorou o título de F1 conquistado pelo alemão Sebastian Vettel com uma provocação à escuderia italiana Ferrari. Uma campanha impressa mostra objetos conhecidos por serem vermelhos (na cor da rival), como uma cabine telefônica ou um pote de ketchup, alterados para o amarelo, a cor da montadora francesa.

 

20.jpg

 

 

 

Internet


Presente de Natal

 

A cerveja Stella Artois, da AB Inbev, contratou a atriz Alice Eve, de Homens de Preto 3, para uma ação de Natal. Um aplicativo, conectado aos sistemas de mapas do Google, permite ao internauta enviar virtualmente a gata para cantar na frente da casa de seus amigos.

 

21.jpg

 

 


Anúncio


Estacionamento de precisão

 

A Volkswagen precisou apenas posicionar, num anúncio impresso, um porco-espinho no meio de sacos de peixes para divulgar o sensor de estacionamento de seus carros.

 

22.jpg

 

 

 

Marketing


Futuro brilhante

 

Os alunos dos colégios Marista, de todo o Brasil, que passarem no vestibular serão presenteados com um diamante produzido a partir de uma mecha de seus fios de cabelo. A ação foi criada pela Espalhe Marketing de Guerrilha.

 

 

 

 

Agências


Versão 2012

 

A agência paulistana Lew’LaraTBWA tem três novos sócios: Márcio Oliveira, que assumirá a presidência no lugar do fundador Luiz Lara; Sheila Wakswaser, executiva-chefe de finanças; e Manir Fadel, novo executivo-chefe de criação, substituindo outro fundador, Jaques Lewkowicz.

 

 

 

 

Bate-papo


Ronaldo Rangel, diretor-geral da DPZ-Rio 

 

Presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e responsável pela operação da agência DPZ no Rio de Janeiro, dona das contas da Vivo e da Coca-Cola, Rangel fala sobre o reaquecido mercado carioca:

 

23.jpg

 

O mercado publicitário do Rio está renascendo?

Já existia uma base sólida de investimentos de infraestrutura, em siderurgia e petróleo. Isso movimenta a economia, mas leva muito tempo até causar reflexos nos mercados de produtos de consumo e em comunicação. Isso mudou, nos últimos tempos, quando as empresas resolveram rever as suas estratégias e as agências começaram a se fortalecer na cidade.

 

Que tipo de ações estão sendo feitas?

Fala-se muito de produtos, de varejo, de ponto de vendas e de mídias sociais. Mas todas essas estratégias precisam ser acompanhadas de uma comunicação institucional. É a condição básica para a marca estabelecer os seus valores e o seu posicionamento.

 

Que setores se destacam?

Vejo muito crescimento em varejo. A área imobiliária está extremamente ativa. Também ressaltaria as contas institucionais, de áreas do governo, que estão investindo bastante.