O relógio marcava 11 horas, na terça-feira 7 de novembro, quando o telefone tocou. Alexandre Gama, presidente e diretor de criação da NeoGamaBBH, atendeu a ligação que vinha de Paris com uma ansiedade fora do normal. Do outro lado da linha, uma senhora falava em inglês com um leve sotaque francês: ?Estamos ligando para comunicar que vocês ganharam a conta.? A voz de Sophie Barthelemy, diretora de comunicação e marketing da Renault, soou como uma vitória. Seguiu-se, então, um eufórico grito no melhor estilo de quem ganha um campeonato. ?Du ca….!?, disse Alexandre, contrastando com a seriedade gaulesa. Não era para menos. A NeoGamaBBH havia vencido a concorrência que incluía outras cinco grandes agências pela disputa da conta da montadora francesa Renault. ?É muito raro a mudança de uma conta no setor automobilístico?, diz Gama. ?Isso porque é um produto mais complexo que envolve status, comportamento, engenharia e outros atributos.? Mas, para Gama, essa é uma área conhecida. Ele já comandou a comunicação de empresas como Audi, Volkswagen, Ford e Mitsubishi.

No ano passado, de acordo com dados do Ibope Monitor, a Renault investiu R$ 54 milhões em propaganda. Para 2007, dizem fontes de mercado, essa verba deverá saltar para R$ 70 milhões. Com esse montante, a agência trabalhará para trazer mais glamour à marca. ?Hoje ela está aquém do que ela é?, diz Gama. Ele cita como uma das principais características a tecnologia da montadora. ?Ela é campeã de Fórmula-1.? Além de conquistar uma conta importante, Gama vem mudando o modo de trabalhar de um setor da publicidade conhecido como bellow the line. Atualmente, as agências cuidam da propaganda tradicional de seus clientes e têm outras agências para comandar áreas como o marketing direto, mala direta e assim por diante. ?A comunicação fica dividida?, diz Gama. O que ele fez foi simplesmente acabar com essa divisão. Há um mês e meio, ele, que já contava com o diretor-geral Roberto Mesquita, contratou Geraldo Azevedo, profissional com vasta experiência em marketing direto. ?Assim conseguimos falar com os consumidores de uma só forma, sem divisão?, ressalta Gama.

O reflexo é visto nos números da agência. Nos últimos onze meses do ano ela conquistou 11 contas. Se o mercado de publicidade deverá fechar 2006 com crescimento de 15%, a NeoGamaBBH encerrará com um salto de 38% e um faturamento de R$ 618 milhões. São indicadores que chamaram a atenção do Chief Operate Officer da inglesa BBH, Simon Sherwood, que desembarca no Brasil na próxima terça-feira. Além de conhecer mais a fundo o modelo de negócios da filial brasileira, ele pretende estourar a champanhe com os executivos da Renault. Uma champanhe, é bom frisar, nacional. Só que do país da Renault.