À revelia da desaceleração econômica, o grupo de alimentos Granfino, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, investiu R$ 4 milhões em logística e em novos produtos para que seu faturamento cresça 20% neste ano. Trata-se do dobro da meta de crescimento estipulada pela empresa no fim de 2012. Enquanto a indústria brasileira registrou queda de 2,7% e o setor de alimentos cresceu menos 3,3%, a Granfino estima um faturamento encorpado: de R$ 194 milhões, em 2013. Tal desempenho fez com que a empresa vencesse o ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. ?Mesmo com o mercado retraído, a nossa perspectiva de crescimento dobrou?, diz Silvia Coelho Lantimant, presidente das Indústrias Granfino. 

 

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Com os investimentos, a área de logística da empresa, segundo Silvia, passou a 8 mil metros quadrados. Até 2018, a marca lançará, em média, dez produtos por ano. Em 2013, a Granfino colocou nas gôndolas das principais redes de supermercados do Rio de Janeiro, como a Guanabara, Pão de Açúcar, Walmart, Extra e Intercontinental, a família de pipoca para microondas Granfino. ?Até então, tínhamos apenas o milho de pipoca comum para estourar em panela?, diz Silvia. Para 2014, a Granfino acrescentará mais cinco produtos à família de molhos e condimentos. 

 

A família de farofa pronta da marca também vai crescer em 2014. O novo produto terá sabor bacon. De acordo com Silvia, no próximo ano, o mercado carioca vai receber ainda a nova linha de especiarias e temperos da empresa, com 12 produtos. Atualmente, a Granfino possui um portfólio de 80 produtos, principalmente alimentícios ? a companhia também atua nas áreas de perfumaria e higiene. A história de seis décadas de prosperidade da indústria de origem familiar começou em um pequeno armazém de secos e molhados aberto pelos irmãos Alvarino, Waldir e Abel Coutinho, que, embalados pela venda de fubá e de farinha de mandioca, ampliaram as atividades, com a moagem de milho em 1951. 

 

Após 12 anos de sucesso com o fubá Granfino, os irmãos Coutinho aceitaram passar o negócio para os irmãos Coelho, atacadistas que, à época, eram donos de 20 mercearias na Baixada Fluminense. E foi justamente com a experiência como atacadistas de cereais que os irmãos Coelho deram novo ritmo à Granfino. ?Transformamos a fábrica em um parque industrial?, diz Silvia. Em Nova Iguaçu, o parque abriga cinco fábricas que produzem fubá e farinha de mandioca, que representam 25% do volume de vendas da empresa. 

 

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Confira todas as matérias do “AS MELHORES DO MIDDLE MARKET”:


– Os gigantes do futuro, aqui e agora

– Dudalina é a melhor do Middle Market

– As 500 maiores do Middle Market

– Como foram eleitas as melhores do Middle Market

– O desafio da inovação

– De carona na infraestrutura

– Coca-Cola na mesa do paraense

– Experiência contra turbulências

– A loja do povo

– O bendito agronegócio

– Na trilha do crescimento

– Mais estradas abertas

– Base sólida para crescer

– Sala de aula cheia

– O papel das embalagens

– Com toda a energia

– A fórmula de R$ 1 bilhão

– Uma questão de saúde

– Tradição e modernidade juntas

– O lixo que vale ouro

– Enfrentando a maré baixa

– O aço da economia

– Mais farinha neste macarrão

– Um porto carga pesada

– Embalada no sucesso

– Com sorriso aberto

– Sombra e água de coco

– Química de resultados

– Lucro com água e esgoto

– A criatura supera o criador

– O expresso acelerado

– Costurando o futuro

 

 

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