27/06/2007 - 7:00
ALEXANDRA SANTOS: diretora da marca que cresce 20% e tem mais de 500 produtos na linha
Dia de compras no Pão de Açúcar. Em meio à escolha de um e outro produto, uma promotora se aproxima: ?Gostaria de provar um achocolatado light Taeq??. ?Taeq??, responde o consumidor incrédulo, que não resiste e prova. O gosto é bom, a embalagem é bonita e o produto da marca própria do Pão de Açúcar, criada por Abílio Diniz, é 10% mais barato do que seus concorrentes diretos. A combinação agradou ao mercado e desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, a Taeq (a união das palavras Tao e Equilíbrio) registra crescimento de 20% ao mês. A linha de alimentos, lançada com 60 itens, já possui 120 e até o fim do ano deve chegar a 150. O portfólio de utensílios domésticos começou com lençóis e toalhas e acaba de incorporar jogos de porcelanas. ?A Taeq é posicionada para o segmento de bem-estar e qualidade de vida?, diz Alexandra Santos, diretora da marca. ?Com as porcelanas, por exemplo, tornamos o ritual da alimentação saudável mais prazeroso.? A expansão agora ganhará novos rumos. Em janeiro de 2008 serão lançados produtos de beleza e até o fim do próximo ano as lojas Taeq devem ganhar vida independente e endereço próprio.
Alexandra é cautelosa em relação a essa estratégia. ?A prioridade é de expansão dentro do grupo.? Sim, mas a velocidade do sucesso da marca pode antecipar os planos da companhia.
Hoje, sete meses depois de lançada, a Taeq já possui seis lojas próprias dentro dos supermercados da rede. A inclusão de produtos importados e complementares à atual linha também está sendo estudada. Uma idéia é trazer tecidos de alta tecnologia para a linha de vestuário esportivo, composta por cerca de 100 peças e que na coleção primavera/verão chegará a 170. Lençóis com algodão orgânico também estão nos planos. O dólar barato é um estímulo, assim como o crescente interesse do consumidor por produtos ecologicamente responsáveis. Prova desse interesse é que a linha esportiva da Taeq já representa 30% do faturamento nesse segmento em todo o grupo. E as barras de cereal da marca lideram as vendas do produto no Pão de Açúcar, com 40% de participação. ?O consumidor Taeq não é xiita, mas ele identifica na marca um compromisso com a qualidade de vida e compra o produto por isso?, afirma Alexandra, sem esconder o orgulho do projeto.