Aquisição

A intenção da americana Nielsen de ingressar no mercado de  medição de audiência de tevê no Brasil, área na qual o Ibope reina absoluto há décadas, está sendo acompanhada de perto pelo grupo inglês de comunicação WPP, segundo uma fonte que conhece bem o setor. Sócia do Ibope em alguns negócios, com as divisões Ibope Media e Milward Brown,  a companhia do empresário britânico Martin Sorrell encontra agora um ambiente mais favorável para ampliar sua participação no instituto brasileiro de pesquisas, algo que já tentou em outras ocasiões. O raciocínio é simples: o Ibope poderia vender uma participação maior para os ingleses porque assim aumentaria seu poder de fogo na disputa contra a Nielsen. Controlador de um conglomerado de mais de 300 empresas no mundo, o WPP faturou US$ 14,4 bilhões em 2010.  

 

50.jpg

 

 

 

Vigilância no ar


Agora sem as mãos

 

A Somenge, empresa fundada no ano passado pelo engenheiro Gabriel Santiago de Mello, venderá no Brasil os veículos aéreos não tripulados (Vant) da belga Gatewing. Ela começou a negociar o modelo Gatewing X100, utilizado para mapeamento de terrenos, produção de imagens aéreas e controle de fronteiras. O lançamento acontecerá em novembro, em Cuiabá, devido ao interesse demonstrado por empresas do agronegócio. A expectativa é negociar dez equipamentos no evento. Cada um custa R$ 280 mil. 

 

51.jpg

 

 

 

Franquias


Retrô em São Paulo

 

Com sete lojas no Rio de Janeiro, e em Porto Alegre e Brasília, a carioca Liga Retrô vai abrir em novembro, sua primeira unidade em São Paulo. A marca, especializada em réplicas de uniformes de grandes times e seleções de futebol do passado, faturou R$ 5 milhões em 2010.

 

52.jpg

 

 

 

Diversificação


Massa para classe média

 

A massa mais famosa de Minas Gerais é o pão de queijo. Apesar disso, o grupo Domingos Costa, baseado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, espera cavar seu espaço no segmento de massas artesanais. Para isso, está investindo R$ 9 milhões para lançar produtos com a marca Giuseppina – La Buona Pasta. A ideia é conquistar os consumidores da classe B, ampliando o leque de clientes da empresa, que cresceu focada na base da pirâmide, de onde obtém um faturamento de R$ 500 milhões. 

 

 

 

Varejo


Colombo nega venda

 

Volta e meia, o empresário gaúcho Adelino Colombo, fundador da Lojas Colombo de eletrodomésticos e móveis, é surpreendido com a notícia sobre a iminente venda da rede. O boato da vez é que o Bradesco teria recebido mandato para achar um comprador para a rede. Colombo nega.  Diz que seus contatos com o bancão se devem exclusivamente à financeira Crediare, na qual eles são sócios em partes iguais. Alheios aos boatos, ele segue firme no processo de profissionalização da empresa, que deve fechar o ano com crescimento de 15% com R$ 1,5 bilhão. 

 

53.jpg

 

 

 

 

 

Adivinha quem veio ocupar a Wall Street

 

54.jpg

 

 

 

Curtas

 

A Caixa Econômica Federal atingiu a marca de um milhão de clientes na faixa de pequena e micro empresa. Esse grupo, cujo teto de faturamento é de R$ 2,4 milhões por ano, representa 92% da base de clientes pessoa jurídica do banco. Até agosto, os empréstimos feitos pela Caixa para esse segmento haviam totalizado R$ 17,1 bilhões.

 

Os hermanos que comandam a Impsa não pretendem abrir mão da liderança na área de turbinas eólicas no Brasil. Para isso, o grupo argentino está dobrando, para 500 aerogeradores por ano, a capacidade de produção de sua fábrica situada no Complexo Industrial de Suape, em Pernambuco. 

 

 

 

Colaboraram Carlos Eduardo Valim, Clayton Melo e Rosenildo Ferreira