24/05/2013 - 21:00
Os últimos meses têm sido de intenso trabalho para a executiva americana Marissa Mayer, CEO do Yahoo!. Há dez meses no cargo, a loira de 37 anos assumiu a difícil missão de recolocar o portal entre os protagonistas da tecnologia mundial, o que a obriga a cumprir longasjornadasem seu escritório, na sede da companhia, em Sunnyvale, na Califórnia. Para não ficar longe do filho Macallister, de apenas oito meses, ela mandou construir um pequeno berçário ao lado de sua sala. Pois foi em meio a esse contexto que Marissa costurou nas últimas semanas aquela que é sua maior cartada, até agora, para fazer o Yahoo! brilhar novamente no mercado digital.
Marissa Mayer, CEO do Yahoo!: “Tratava-se de uma oportunidade única para nós”
A empresa anunciou na segunda-feira 20, a aquisição do Tumblr, uma das redes sociais mais badaladas do mundo e que tem nos adolescentes seu público-alvo. O valor pago dá a dimensão da importância do negócio para a estratégia de Marissa: US$ 1,1 bilhão, pago integralmente em dinheiro. O investimento nessa start-upnova-iorquina, criada em 2007 por David Karp, um garoto que na época tinha apenas 20 anos, busca ao mesmo tempo dar uma lufada de criatividade na empresa e atrair uma audiência mais jovem. “Nossos usuários são mais velhos, enquanto os do Tumblr são bem garotos”, afirmou Marissa.
O alto investimento na start-up – comparável, nos últimos tempos, somente à aquisição do Instagram pelo Facebook, por US$ 1 bilhão, em abril de 2012 – é justificado por Marissa por se tratarde uma “oportunidade única”, de acordo com suas palavras. “Para realizar aquisições como essa, é preciso uma sinergia em diversos sentidos”, afirmou. O Tumblr é a 11a start-up adquirida pelo Yahoo! desde que Marissa assumiu a direção da empresa. As demais transações foram todas devalores bem mais modestos e de empresas de pouca expressão. O único caso que ganhou um pouco mais repercussão foi a aquisição, por US$ 30 milhões, do Summly, um agregador de notícias criado pelo garoto inglês Nick D’Aloisio, 17 anos.
A compra do Tumblr surge, assim, como parte de uma ampla estratégia de incorporações, que busca atrair empreendedores talentosos para o portal, ter acesso a tecnologias e, no caso da rede de blogs de Karp, rejuvenescer o Yahoo!. Com o Tumblr, a empresa vai ampliar sua base em 300 milhões de usuários cadastrados. A plataforma de blogs também representa fôlego novo para os serviços móveis do Yahoo!, área na qual o portal ainda não engrenou. Nesse processo, a assimilação de culturas é um dos principais desafios. “A aquisição de start-ups jovens deve ser acompanhada por uma mudança de mentalidade no Yahoo!, partindo dos membros da direção”, afirma Edmar Bulla, CEO da agênciaCroma Marketing, de São Paulo. “Essa nova filosofia precisa contagiar toda a empresa.”
Além do desafio de aproximar culturas, o Yahoo! tem pela frente a missão de tornar o Tumblr um negócio rentável. Isso porque, apesar dos 300 milhões de usuários, a rede de blogs ainda gera uma receita anual modesta, de apenas U$$ 13 milhões. Por isso, Marissa cogita efetuarmudanças no modelo de negócios da start-up. “Vamos incluir novos formatos publicitários”, disse. “Os blogueiros poderão ter anúncios em suas páginas.” Aumentar o faturamento é necessário, obviamente, mas o risco nesse processo é o Yahoo!desagradar aos usuários da rede. Marissa sabe do perigo e, por isso, diz que não pretende descaracterizar a plataforma, além de assegurar Karp no posto de CEO da empresa. “Não vamos estragar o Tumblr.”
Curiosidade com o Brasil
Por João Varella
O criador do Tumblr, David Karp, visitou o Brasil em 2012. Queria absorver a cultura do País, a segunda maior audiência do mundo para seu site. Ele foi a festas alternativas em São Paulo, onde viu gente descoladae muita libido. “São uma prova da criatividade brasileira”, disse Karpà DINHEIRO na ocasião. Visitar o País ajudou-o a entender o sucesso do Tumblr por aqui e a ter ideias. “Temos de criar uma categoria no site só para a música brega.”
Visita: Karp veio a São Paulo em 2012
O olhar cultural pode ter sido aprendido em casa. Ele é filho de Michael Karp, compositor de músicas para tevê. A intimidade com a tecnologia também teve um empurrão da família. Quando tinha 14 anos, sua mãe, Barbara Ackerman, sugeriu-lhe que abandonasse a escola e estudasse em casa. “David precisava de espaço para viver sua paixão. Com seus computadores” , disse Barbara ao The New York Times. Segundo o jornal, Karp recebeu US$ 250 milhões coma venda do Tumblr. (Leia a entrevista de Karp à DINHEIRO aqui)