Em uma nova toada no mercado de óculos inteligentes, a Meta fechou uma parceria com a Oakley para lançar modelos esportivos equipados com Inteligência Artificial (IA). A decisão é um marco para a companhia, que aposta em outra linha fora a Ray-Ban pela primeira vez.

+Próximos 4 feriados nacionais serão em fim de semana; veja calendário de folgas de 2025

A empresa apresentou a novidade nesta sexta-feira, 20. O modelo é baseado no design HSTN da Oakley.

Os modelos de óculos inteligentes frutos da parceria com a gigante de tecnologia permitirão gravação de vídeos em alta resolução e consultas à informações em tempo real com a Meta AI, a inteligência artificial da Meta – como exemplo, dados atrelados à performance como velocidade do vento ou tradução de texto em placas e documentos.

Além disso, os modelos seguirão com as funções dos anteriores, o que inclui ouvir música, tirar fotos e atender chamadas telefônicas.

Segundo a Meta, os óculos oferecerão uma bateria que suporta 8 horas de consumo contínuo. Em modo de espera, a bateria dura 19 horas, além de 48 horas com o o estojo de carregamento com bateria integrada.

Os preços começam em US$ 399 e chegam a US$ 499 na versão limitada, que vem com detalhes em dourado.

“Estamos vendo cada vez mais casos de uso de desempenho com os Ray-Bans, como pessoas usando-os em montanhas-russas, andando de bicicleta e perto da água, então estamos tentando nos basear nisso”, disse Alex Himmel, vice-presidente da empresa responsável por wearables, em uma entrevista à Bloomberg.

A Oakley também está lançando uma edição limitada do Oakley Meta HSTN para celebrar os 50 anos da marca.

O passado da Meta com óculos inteligentes antes da Oakley

Em meados de 2021, a Meta já havia lançado óculos inteligentes com a Ray-Ban, o Ray-Ban Stories. O modelo, todavia, teve vendas abaixo do esperado. Dois anos depois a companhia fez uma nova geração que, então, fez com que a empresa conseguisse se posicionar no mercado de IA de wearebles.

“Foi uma loucura. A popularidade nos pegou um pouco de surpresa”, disse Himmel. A companhia chegou a considerar abandonar esse mercado caso essa segunda tentativa não desse certo.

A companhia agora tem um cronograma de lançamentos que já contempla outro modelo Oakley baseado no design Sphera. A previsão é de que esse modelo chegue ao mercado ainda antes do fim de 2025. Será um produto voltado ao público de ciclistas, com uma câmera ao centro da armação – ao passo que os modelos lançados até então possuem câmeras localizadas no canto.