O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou nesta terça-feira na Polônia, primeira etapa de uma viagem pela Europa marcada pelas divergências com a Rússia a respeito do conflito na Ucrânia.

A viagem europeia começa por Varsóvia e também passará pela Bélgica, para a reunião de cúpula do G7, e pela França, para a cerimônia de comemoração dos 70 anos do Desembarque na Normandia.

Pouco depois de desembarcar, Obama declarou que o compromisso dos Estados Unidos com a segurança do leste da Europa é “sacrossanto”.

“Nosso compromisso com a segurança da Polônia, assim como com a de seus aliados no centro e leste da Europa, é um pilar para nossa própria segurança e é sacrossanto”, disse Obama depois de passar em revista uma unidade conjunta de pilotos de caças F-16 americanos e poloneses.

Obama seguiu para a capital polonesa para uma reunião com o presidente Bronislaw Komorowski, o primeiro-ministro Donald Tusk e um grupo de líderes de países membros da Otan do centro e leste da Europa.

O presidente americano também foi convidado pelo governo da Polônia para as comemorações do 25º aniversário das primeiras eleições livres após a queda do comunismo na Polônia, que ganharam importância em meio à maior crise entre Estados Unidos e Rússia desde a Guerra Fria.

col/fp