O presidente americano, Barack Obama, se reunirá com o rei Abdullah II da Jordânia na Casa Branca no dia 17 de maio para discutir os eventos que atingem o Oriente Médio, afirmaram autoridades americanas nesta segunda-feira.

Será o primeiro encontro entre os dois líderes desde o início dos protestos a favor de reformas na Jordânia, em janeiro.

“O presidente espera discutir com o rei Abdullah os últimos acontecimentos regionais, as formas de cooperar nas reformas políticas e econômicas, e os caminhos para aprofundar a nossa parceria com a Jordânia em uma ampla gama de questões nas relações bilaterais”, afirmou a Casa Branca em um comunicado.

“O presidente também saúda o prosseguimento das consultas com o rei Abdullah em busca de uma paz abrangente no Oriente Médio”.

Como vários países árabes, a Jordânia – que possui um papel-chave no processo de paz árabe-israelense – tem sido palco de manifestações pedindo reformas.

Os protestos no reino estão diminuindo desde o fim de abril, após a criação de uma comissão para realizar emendas na Constituição, como pediam os grupos de oposição.

jkb/ma/LR