22/05/2011 - 1:06
O presidente americano, Barack Obama, disse em uma entrevista transmitida neste domingo pela rede de televisão BBC que ordenaria uma operação similar à que provocou a morte de Osama Bin Laden se outro líder extremista fosse localizado no Paquistão ou em qualquer outro país.
Ao ser interrogado sobre se estaria disposto a realizar uma operação militar “se um importante alvo” fosse localizado “em um território soberano”, Obama respondeu: “Nosso trabalho é garantir a segurança dos Estados Unidos”.
“Somos muito respeitosos com a soberania do Paquistão, mas não podemos aceitar que uma pessoa planeje ativamente matar nosso povo e os povos aliados, não podemos autorizar que estes projetos sejam executados sem reagirmos”, acrescentou.
O líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morreu no dia 2 de maio em uma operação secreta das forças especiais americanas no Paquistão, 10 anos após os atentados de 11 de setembro de Nova York.
Esta operação foi qualificada como “clandestina” pelo governo de Islamabad e provocou a reação da população paquistanesa, majoritariamente antiamericana, não tanto pela morte de Bin Laden, mas pela “violação da soberania” do Paquistão.
A entrevista da BBC com Obama foi gravada na quinta-feira na Casa Branca. O presidente americano iniciará nesta segunda-feira um giro pela Europa, durante o qual visitará Irlanda, Grã-Bretanha, França e Polônia.
bed/jh/ma