Um estudo publicado na Cell Metabolism por cientistas chineses de diversos centros de estudos do país, indicou que pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) muito abaixo do normal são menos ativas do que pessoas com o IMC normal.

Apesar do senso comum de que pessoas com IMC baixo tendem a contar com taxas metabólicas de atividade alta – o que explicaria o baixo peso uma vez que o corpo está em constante atividade –, essas pessoas não são tão ativas quanto se imaginava.

+ Obesidade: estudo da USP mostra que alimentos ultraprocessados aumentaram condição em 28%

Os estudos indicaram que pessoas com IMC baixo consumiram 12% menos alimentos do que as pessoas com IMC na faixa padrão para peso e altura, além de serem 23% menos ativos e com taxas metabólicas de repouso mais altas.

No levantamento, que levou duas semanas, foram estudadas 173 pessoas com IMC no intervalo de 21,5 a 25, considerado normal, e 150 pessoas classificadas como “abaixo do peso saudável”, aquelas com IMC abaixo de 18,5.

Na próxima fase do estudo, os cientistas vão avaliar a alimentação e as atividades físicas praticadas por essas pessoas, além de realizarem um mapeamento genético entre o grupo de IMC saudável e os que estão abaixo do peso. A ideia é fazer um comparativo entre os dois grupos.