Usar óculos verdes especiais durante várias horas por dia diminui a ansiedade que se refere à dor. Ainda, pode ajudar a reduzir a necessidade de opioides, que são remédios para tratar a dor, para o controle da dor em pacientes com fibromialgia e possivelmente em pessoas que têm dores crônicas. É o que revela estudo publicado na American Society of Anesthesiologists.

“Nossa pesquisa descobriu que certos comprimentos de onda da luz verde estimulam os caminhos no cérebro que ajudam a controlar a dor”, disse Padma Gulur, principal autora do estudo. “Há uma necessidade urgente de tratamentos adicionais para reduzir o uso de opioides entre pacientes com fibromialgia e outros tipos de dor crônica, e os óculos verdes podem fornecer uma opção fácil de usar e não medicamentosa”, acrescentou a autora.

+Fibromialgia e o lado emocional: como a saúde mental influencia os sintomas?

De acordo com a pesquisa, existem poucas alternativas aos opioides para pessoas com condições de dor severas de dor crônicas, como fibromialgia, que é a dor que ocorre nos tecidos fibroso e muscular, que causa dor em todo o corpo. Essa enfermidade acomete aproximadamente 4 milhões de adultos nos Estados Unidos, segundo os centros de controle e prevenção de doenças do país.

Os estudiosos pesquisaram 34 pessoas com fibromialgia, que haviam sido randomizados para usar vários tons de óculos quatro horas por dia durante duas semanas; dez deles usavam óculos azuis; doze, óculos transparentes; e 12; óculos verdes. As pessoas submetidas aos óculos verdes eram quatro vezes mais propensas a diminuir a ansiedade do que as dos outros grupos, que não notaram a ansiedade reduzir.

“Os óculos são especialmente formulados para filtrar um comprimento de onda específico no espectro da luz verde”, disse Gulur. Ela observou que a maioria das pessoas que usavam os óculos verdes relataram melhoras e pediram para continuar usando o item.