06/02/2008 - 8:00
REUNIÃO FAMILIAR: nas atividades do evento organizado por Doria (na foto central), a interação de pais e filhos é a regra, assim como a convivência de lazer e trabalho
Por décadas se consagrou a idéia de que eram incongruentes o tempo familiar e o sucesso profissional. Como extremos distintos, a busca de uma dessas metas avançava na inversa proporção da outra. Era o que diziam os especialistas e virou consenso geral. De uns tempos para cá, um crescente número de empresários e executivos vem teimando em contrariar a regra e, para testar a fórmula que concilia empresa e família, faz todos os anos, por quatro dias, uma espécie de imersão, um quase retiro espiritual ? sem a parte chata que a definição embute ? para reflexões em grupo. É tudo muito agitado e produtivo, e inclui palestras, debates, atividades experimentais e (por que não?) contatos para eventuais parcerias, com o foco na aproximação dos dois objetivos: família e trabalho.
Uma experiência surpreendente. Filhos brincam ao mesmo tempo que os pais seguem o roteiro das tratativas. E, em determinado momento da programação, estão todos juntos ? acontece na maior parte das horas ali.
O nome de batismo é Family Workshop, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e dirigido pelo empresário João Doria Jr., que vem se especializando em eventos em que corporações dos mais diferentes ramos e níveis interagem, chegando muitas ao grau da amizade, sem perder o foco nos resultados. O último Family aconteceu na semana passada ? já na sua quarta edição ?, em Mogi das Cruzes, interior paulista, e forneceu lições que colocam na ordem do dia o conceito da moda: ?pais felizes, líderes capazes?. O que é isso na prática? Como diz Doria, a idéia fundamental é que, ao reunir num mesmo ambiente os vários atores do dia-a-dia do empresário ? além dos filhos e esposas, também clientes, fornecedores e potenciais parceiros ?, é possível aumentar o valor das relações familiares ao mesmo tempo que a convivência corporativa sai fortalecida.
Dá certo! Pelo menos 200 empresários apostaram na proposta e saíram de lá convencidos de que a convergência é viável. Na lista das companhias envolvidas, nomes de peso ? Nestlé, Amil, Vivo, HSBC, Pepsico, Bradesco, Avis, Chrysler e HP ? estão no rol de grupos empresariais que vêm revendo tais conceitos. Na receita do Family estão também parlamentares e especialistas que dão as noções básicas para fazer funcionar o binômio família/trabalho. O terapeuta Içami Tiba, por exemplo. Considerado o maior especialista brasileiro em re- O ASTRONAUTA PONTES: mensagem para trazer empresários de volta à Terra lações familiares, curador do Family e autor de livros que já venderam mais de 1,5 milhão de exemplares ? entre os quais, o best-seller ?Quem ama, educa? ?, Tiba é direto: ?Muitos empresários estão criando seus filhos como príncipes, atendendo a todas as suas vontades, e esses filhos não vão saber liderar.? O psiquiatra diz que um dos maiores males da política de educação do ?tudo pede, tudo tem? é o despreparo futuro para enfrentar dificuldades na vida e no trabalho. A predisposição de atender a todas as vontades é fruto justamente da falta de tempo familiar ? é, como já se sabe, a maneira mais usual de compensar a ausência.
Empresários/pais estão mais preocupados com esses aspectos da criação. Hoje analisam formas de compartilhar mais com seus filhos e tentam passar a eles a mensagem de que o trabalho não é o grande vilão da relação. O Family tem se prestado a essa missão desmistificadora. Doria aponta que ao colocar os filhos em um ambiente no qual seus pais estão com eles, mas, ao mesmo tempo, em convívio com pessoas e situações que remetem ao trabalho, esses filhos podem vir a ter uma maior compreensão do papel dos pais. De uma maneira ou de outra, estamos diante de uma nova era. Chame-a como quiser, mas a mudança fundamental esta no modo como trabalhamos e reservamos uma parcela da agenda para as questões de casa, sem prejuízo nem de uma, nem de outra. O astronauta brasileiro Marcos Pontes, que também esteve no Family para transmitir sua mensagem de missões de vida, alertou: ?Seu filho é o seu maior projeto?. Os empresários registraram.